sábado, 27 de dezembro de 2008

SÓ A DEUS GLÓRIA [III] - Soli Deo Gloria


Rm 11:33-36

Introdução: Esta ultima mensagem é um convite a pensamos sobre a glória de Deus e tem como objetivo convencê-lo a crer que...


O FIM SUPREMO E PRINCIPAL DO HOMEM É GLORIFICAR A DEUS E [AO] TER NELE A SATISFAÇÃO PLENA E ETERNA.

[Resposta a pergunta n°1 do Catecismo de Westiminster – Qual é o fim principal do homem?]

S.I. Quais algumas perguntas cruciais a se fazer para que o homem venha a entender e cumprir o principal propósito de sua existência?
S.T. Faremos algumas perguntas e daremos suas respectivas respostas à luz da Palavra de Deus para que o homem conheça, se convença e cumpra seu propósito final...

I. O QUE É A GLÓRIA DE DEUS?

1. É a manifestação externa de todos os atributos de Deus.
2. A glória de Deus é o fim de tudo!

II. O QUE É GLORIFICAR DEUS?

1. Apreciação [Avaliar como algo precioso]
2. Adoração
3. Afeição
4. Sujeição

III. POR QUE NÓS TEMOS QUE GLORIFICAR DEUS?

1. Por Ele nos fez
2. Deus fez todas as coisas para Sua glória.
3. Porque tudo glorifica a Deus.
4. Porque Ele nos Redimiu do Pecado

IV. DE QUANTOS MODOS PODEMOS GLORIFICAR NÓS DEUS?

1. Deus é glorificado quando apontamos Sua glória em nossas ações.

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. [I Co 10:31]

Deus deve ser o fim ultimo de todas as ações. Um hipócrita busca sua glória, ele deseja ser exaltado no que realiza.

Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. [Mt 6:2]

A trombeta anunciava a esmola, assim a esmola não era feito para glória de Deus, mas pela busca de aplauso e honra. Se era isso que eles queriam eles tinham, e só isto!

Uma das estratégias do diabo para enredar os homens é a vã glória. Ele sabe que não receberá louvor e exaltação de alguns homens, mas ele não quer que Deus seja glorificado então ele incita a glória pessoal ou orgulho.

Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem! No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou. [At 12:21-23]

Como o bicho-da-seda que realiza seu trabalho oculto debaixo da seda, não sendo visto assim tudo deve ser ocultado debaixo do véu da humildade.

2. Deus é glorificado quando confessamos nosso pecado.

Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, [Sl 51:4]

E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. [Lc 15:21]

Deus é glorificado quando reconhecemos nossa culpa, nosso pecado! Uma confissão humilde exalta a Deus. Adão não negou que comeu o fruto, mas não confessou, antes culpou a mulher e a Deus.

O ladrão na cruz viveu desonrando a Deus em sua vida, mas em sua morte ele trouxe glória a Deus por confessar seu pecado.

Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. [Lc 23:41]

A confissão deve ser livre e sincera. Há confissões que não vêem fruto de um quebrantamento e sinceridade. Apenas um reconhecimento humano! Quando reconhecemos nossos erros e pedimos perdão. Quando reconhecemos que estamos errados e buscamos a reconciliação com aquele que nós ferimos Deus é glorificado!

3. Deus é glorificado quando confiamos nEle.

Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus [Rm 4:18-20]

A fé glorifica a Deus. A confiança nas promessas de Deus o glorifica. A incredulidade é uma afronta a Deus. A fé honra a Deus.

É uma grande honra dada a um homem quando nós confiamos nele, assim também glorificamos a Deus quando nós pomos nosa confiança nEle; é um sinal que nós o temos como máxima consideração.

Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste. [Dn 3:17-18]

4. Deus é glorificado quando somos frutíferos

Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. [Jo 15:8]

É uma desonra a Deus ser estéril. Muitos infelizmente são como a figueira que Jesus amaldiçoou

E, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. [Mt 21:9]
Fé santifica nossas obras, e obras testemunham nossa fé.

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. [Mt 5:16]

5. Deus é glorificado quando estamos satisfeitos na sua soberana providência.

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! [Jó 1:21]

Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. 10 Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. [Jó 2:9-10]

Quando nós estamos satisfeitos com os propósitos de Deus em nossas vidas, mesmo que isto signifique abrir mão de nossa vontade e desejo, mesmo que isto signifique dor e sofrimento, humilhação e morte!

Um cristão glorifica a Deus quando diz: Deus é quem me pôs nesta condição; Ele poderia me ter elevado mais alto, se fosse do seu agrado, ou poderia ter me humilhado mais ainda. Certamente Ele fez isto por amor e por sabedoria.

" Uma estrela de Rock, filha de um pastor metodista, sofreu um aborto. À idéia de que este acontecimento doloroso estava na vontade de Deus ela respondeu: “Se estava, então eu chutarei o traseiro dEle, porque não estou interessada em “seja feita a tua vontade” sendo mãe desta criança, eu quero a minha vontade e não tua” [John Piper – Provai e Vede - p.24]

Quando estiver em fartura glorifique a Deus, quando estiver em escassez glorifique a Deus.

Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. [Mt 26:26].

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. [Hc 3:17-18]

6. Deus é glorificado quando crescemos no conhecimento de Cristo

Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. [II Pe 3:18]

Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. [Fp 2:12-13]

Deus é glorificado quando estamos crescendo na vida cristã. Deus é glorificado quando eu aprendo mais da Palavra, quando tenho uma vida de oração, quando tenho uma vida de comunhão com o corpo de Cristo.

7. Deus é glorificado quando defendemos sua verdade.

Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. [Jd 3]

Quando somos defensores de sua verdade nós o glorificamos. Essa é uma grande luta da igreja na história. Muitas vezes somos covardes diante de situações ou omissos. Alguém afirma algo que é contra a verdade de Deus, algo que é condenável à luz da Palavra e ficamos silentes. Muitas vezes por ignorância ou por covardia nos calamos. Precisamos de guerreiros da verdade. Soldados que manejem bem a Palavra da verdade.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. [II Tm 2:15]

É lamentável saber que pessoas não conhecem sua doutrina, não conhecem suas crenças e nem ao menos sabem defendê-las. Por não estarem engajados na luta pela verdade, a mentira e a ignorância proliferam como uma erva daninha.

8. Deus é glorificado quando lutamos por levar outros a Cristo

Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. [I Co 9:19,22-23]
Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos. [I Co 10:33]

Certamente Deus é glorificado quando labutamos pela causa do evangelho. Quando lutamos para ver a mensagem do evangelho chegando mais longe. Quando lutamos por anunciar ou fazer de tudo para que outros conheçam ao Senhor.

É lamentável ver que gastamos tempo, esforço e recursos em tantas coisas passageiras e infelizmente não investimento em vida e principalmente na salvação de outros.

9. Deus é glorificado quando nós sofremos por Cristo.

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.[Ap 12:11]

Pedro glorificaria a Deus morrendo por causa do evangelho [Jo 21:18]. Os mártires cristãos glorificam a Deus quando sofrem e morrem por sua fé. Paulo foi decapitado! Quantos cristãos ao longo da história sofreram horrores porque afirmaram seguir a Jesus. Muitos foram queimados, outros lançados no coliseu as feras. Outros decapitados. Outros flechados e martirizados por índios. Regaram a semente do evangelho não só com lágrimas, mas com o próprio sangue!

10. Deus é glorificado por uma vida santa.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; [I Pe 2:9]

Deus é glorificado quando você o obedece e rejeita o pecado. Quando você é honesto e justo. Quando você é um pai/mãe que instrui e educa seu filho na Palavra, quando você é um esposo que lidera seu lar e ama sua esposa. Quando é uma esposa que respeita seu esposo! Quando você é um bom cidadão, quando você estende seu braço para alguém e o ajuda. Quando você abre a mão ao necessitado.

Conclusão:

Lembre-se: O FIM PRINCIPAL DE SUA VIDA É GLORIFICAR A DEUS E TER NELE TODA SUA ALEGRIA

Seu fim principal não é tão somente adquirir propriedade, ficar rico ou mesmo adquirir grandes conhecimentos. Use sua vida, seus talentos, sua riqueza e seu fôlego para a glória de Deus. Procure a gloria de Deus em tudo. Não roube a glória de Deus. Vivendo de uma forma relaxada e não sendo zelosos para com Deus. Reprove e se levante contra tudo e contra todos que lutam contra a glória de Deus. Abomine e rejeite todo ato de quem quer que seja quando aquilo não é para glória de Deus.

Pr. Luiz Correia
[Deus meus et omnia]

Nenhum comentário: