sexta-feira, 11 de julho de 2008

Reflexão... Usando objetos como "muletas" de fé



Como uma praga nas igrejas, o uso de objetos para canalizar a fé das pessoas é freqüente, principalmente no meio neo-pentecostal. Qual a utilidade de tais artifícios? Isto prejudica ou ajuda? É bíblico ou não?

Qual a utilidade destes artifícios?Segundo alguns defensores desta prática, isto serve para "despertar a fé das pessoas".Segundo a Bíblia, "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10.17) e "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho." (Hebreus 11.1-2), são colocações por demais suficientes para afirmar que é a Palavra de Deus que desperta a fé, e é uma coisa que não se vê. A fé deve se voltar para algo mais espiritual, e não físico.
Isto prejudica ou ajuda?Criando estes "pontos de contato", como são chamados, a fé é depositada onde? Nos objetos ou em Deus? Se eu tenho uma "pequena cruz que espanta os demônios", eu preciso resistir ao pecado, e ao diabo, para que ele fuja de mim? Se eu tenho um "saquinho de sal que traz libertação", preciso me arrepender dos meus pecados e aceitar a Cristo para deixar de ser escravo do pecado?Respostas sinceras a estas perguntas devem deixar claro que o uso destes objetos prejudica a comprensão de Deus e do nosso papel perante Ele.
É bíblico ou não?O texto de Atos 19.11-12 diz os seguinte: "E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saiam". Este é um dos textos mais usados para defender esta 'doutrina'. Vamos analisá-la em partes, usando uma boa exegese. Vou fazer algumas perguntas, e as respostas têm de vir dos versículos supracitados.

a) Quem fazia maravilhas extraordinárias? "E Deus..."

b) Pelas mãos de quem se faziam coisas maravilhosas? "...pelas mãos de Paulo..."

c) O que foi levado de Paulo aos enfermos? "...os lenços e aventais se levavam do seu corpo..."

d) Quando Paulo ungiu os lenços e aventais? "..."

e) Paulo distribuiu os aventais e lenços? "..."

f) Onde Paulo ensinou que tal procedimento era necessário para a cura e libertação dos espíritos malignos? "

..."E mais uma pergunta: Onde Jesus ensinou tal doutrina?Há outras passagens, como João 9.5-7, que poderiam ser analisadas. Mas basta uma leitura um pouco mais atenta para verificar que são apenas casos especiais, e não doutrinas. Não são modos-padrão de operação. Tomar como doutrina é ir além do que a Bíblia ensina.A Bíblia é nossa regra de fé e de prática. Qualquer acréscimo deve ser desconsiderado, assim como retirar partes dela. Ainda mais quando contraria ou distorce o que a Palavra de Deus diz. Pior do que a mentira é a perversão da verdade.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Absurdos "Gospéis" - Celebridade 01


O Programa do Jô é um dos programas mais assistidos na TV Brasileira, principalmente por jovens universitários. Entendemos que o Pastor Carlo Ribas dar uma entrevista lá é uma excelente porta para MOSTRAR A TODO O BRASIL que nós, cristãos evangélicos não somos uma classe socialmente inferior, como a maioria pensa.O Pastor Carlo Ribas é um profeta de Deus nesta nação, que o Senhor resgatou das trevas do satanismo fazendo-o um Apóstolo fundador de igrejas.Além disso, é um homem estudado, conhecedor profundo da Palavra de Deus e das ciências teológicas. É viajado, já tendo passado por vários países no mundo.Acreditamos que a presença do Pastor no programa mostrará uma face de excelência do POVO DE DEUS, que é a verdadeira, e não àquela que está aparecendo nas novelas da Globo.Para que isso venha acontecer, precisamos que o maior número possível de irmãos cliquem no banner acima, e enviem seus email para a produção do programa.Mencionem no email que o Pastor Carlo Ribas é teólogo e muito conhecedor dos assuntos bíblicos.É importante colocar no email o site do Pastor Carlo Ribas - www.carloribas.com.br. Contamos com o povo evangélico, para mostrar-mos o Senhor para todo o Brasil.DEUS ABENÇOE A TODOS! O Programa do Jô é um dos programas mais assistidos na TV Brasileira, principalmente por jovens universitários. Entendemos que o Pastor Carlo Ribas dar uma entrevista lá é uma excelente porta para MOSTRAR A TODO O BRASIL que nós, cristãos evangélicos não somos uma classe socialmente inferior, como a maioria pensa.O Pastor Carlo Ribas é um profeta de Deus nesta nação, que o Senhor resgatou das trevas do satanismo fazendo-o um Apóstolo fundador de igrejas.Além disso, é um homem estudado, conhecedor profundo da Palavra de Deus e das ciências teológicas. É viajado, já tendo passado por vários países no mundo.Acreditamos que a presença do Pastor no programa mostrará uma face de excelência do POVO DE DEUS, que é a verdadeira, e não àquela que está aparecendo nas novelas da Globo.Para que isso venha acontecer, precisamos que o maior número possível de irmãos cliquem no banner acima, e enviem seus email para a produção do programa.Mencionem no email que o Pastor Carlo Ribas é teólogo e muito conhecedor dos assuntos bíblicos.É importante colocar no email o site do Pastor Carlo Ribas - www.carloribas.com.br. Contamos com o povo evangélico, para mostrar-mos o Senhor para todo o Brasil.DEUS ABENÇOE A TODOS!

Deus Ama Todo o Mundo?

Martyn McGeown
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

Rev. Derek Dunn, no Ballymena Times (15 February, 2006), repetiu o mito que Deus ama todo o mundo. Deus ama o mundo, mas na Escritura isso raramente significa toda a raça humana (João 7:4; 12:19; Atos 17:6; 1Co. 11:32). No Antigo Testamento, Deus amava somente a nação de Israel (Dt. 7:7), mas mesmo então nem todo israelita, pois “nem todos os que são de Israel são israelitas” (Rm. 9:6). No Novo Testamento Deus ama pecadores de todas as nações, por conseguinte o termo “mundo”. O que é geralmente negado é que Deus odeia alguns pecadores, tanto eles como os seus pecados. Por exemplo, Deus odiou Esaú (Rm. 9:13) e ele “odeia a todos os que praticam a maldade” (Sl. 5:5).
Cristo veio para salvar somente aqueles a quem Deus ama, não Judas, Herodes, Pilatos ou outros “cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo” (Ap. 17:8). Antes, Cristo veio para salvar aqueles que o Pai tinha lhe dado (João 6:37-39; 17:2). Cristo, “como havia
amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13:1), não a todos no mundo. Em Cristo, pecadores eleitos são amados (Ef. 1:4-6), mas fora de Cristo, pecadores são odiados por Deus, pois Deus “não tem prazer na iniqüidade” (Sl. 5:4), mas “ama a justiça” (Sl. 11:7). Cristo em amor morreu por suas amadas ovelhas, mas não morreu nem orou pelos bodes (João 10:26- 27; 17:9).
O amor de Deus é eficaz. Ele salva de fato os objetos de seu amor. Deus busca aqueles a quem ama, e faz com que os recipientes desse amor O amem (1 João 4:19). Visto que Deus não é obrigado a amar ninguém, mas escolhe livremente a quem amará, o homem não pode se queixar (Rm. 9:13- 20). Ensinar que Deus ama todo o mundo (mesmo aqueles que terminam no inferno) é roubar o filho de Deus do conforto e é “encorajar os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem a sua vida” (Ez. 13:22, NVI).
Alguns podem perguntar: se Deus não ama todo o mundo, por que a Bíblia usa linguagem universal, tais como o Senhor não “quer que nenhum pereça” (2 Pedro 3:9, RA) ou “todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” (Rm. 10:13). Tais objeções desconsideram o contexto e mostram ignorância da linguagem. Freqüentemente usamos linguagem universal. Quando o professor pergunta, “Todo o mundo tem uma caneta?”, ele quer dizer apenas a sua lasse. Quando um pai diz, “Todo o mundo entre no carro!”, ele refere-se somente à sua família. Considere Mateus 10:22 (“odiados de todos sereis”), João 3:26 (“e todos vão ter com ele”), Atos 19:19 (“trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos”) e Romanos 16:19 (“quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos”). Nessas passagens, “todos” não pode ser tomado como significando a raça humana inteira. Similarmente, “todo o que” significa “todos aqueles que…”. Não significa todo o mundo. “Todo o que nele crê” (João 3:16, RA) significa todos aqueles que crêem, ou “todos os crentes”. 2 Pedro 3:9 foi escrito como uma resposta a escarnecedores e para dar conforto com respeito à demora percebida do retorno de Cristo. O Senhor não tinha retornado, pois Deus é longânimo para “conosco”. Deus não é longânimo para com todo o mundo. Deus não quer que seu povo (“nós”, no “conosco”) pereça, e visto que a “longanimidade de Deus é salvação” (2 Pedro 3:15, KJV)2, todos aqueles a quem Deus é longânimo serão salvos. Similarmente, “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm. 10:13) não significa que todo o mundo pode ou invocará o nome do Senhor. A Palavra de Deus ensina que os pecadores odeiam a Deus (Rm. 8:7) e não invocarão o seu nome. Isaías lamenta que “ninguém há que invoque o teu [i.e., de Deus] nome” (Is. 64:7) e Paulo escreve: “não há ninguém que busque a Deus” (Rm. 3:11). O fato de alguns invocarem a Deus é obra do Espírito de Deus, que graciosamente dá fé e arrependimento a alguns (Atos 11:18; Ef. 2:8; Fp.1:29), mas cega e endurece a outros (Js. 11:20; Mt. 11:25; João 12:40; Rm. 9:18).
Fonte: http://www.cprf.co.uk/

“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor”.
“Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação”.

A Lei PLC 122, Homofobia e Certos Princípios Bíblicos

A respeito das recentes discussões e pronunciamentos sobre a Lei PLC 122, que trata, entre outras coisas, de penalidades que a serem impostas aos chamados homofóbicos, em vez de nos pronunciarmos sobre o conteúdo da referida Lei que tramita no Senado, preferimos expressar livremente nossas convicções bíblicas relacionadas ao assunto, crendo que, ao fazê-lo, não estamos de forma alguma assumindo uma postura homofóbica.
Cremos que a Bíblia é a regra final de fé e prática para a vida daqueles que professam seguir a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
Cremos que Deus ama todas as pessoas de igual forma e tal como são, independente da opção sexual que tenham feito.
Cremos que todo aquele que declara submissão à vontade de Deus torna-se responsável de viver as atitudes ensinadas por Deus em sua Palavra, a Bíblia.
Cremos que ninguém deve ser rejeitado ou perseguido em decorrência de sua escolha sexual. Com isto estamos dizendo que qualquer atitude homofóbica contraria os padrões de Deus descritos na Bíblia.
Cremos que o sexo é uma dádiva de Deus e que, conforme o ensino bíblico, a sexualidade conjugal deve ser desfrutada entre pessoas de sexo diferente e unicamente no contexto do casamento.
Cremos que a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo, bem como a relação sexual praticada por pessoas de sexo diferente fora do casamento são contrárias aos mandamentos de Deus conforme a Bíblia.
Cremos que assim como Deus acolhe e ama as pessoas, independente de raça, credo ou opção sexual, assim também a Igreja deve fazer o mesmo.
Cremos que a Igreja tem ainda a responsabilidade de confrontar amorosamente algum comportamento praticado fora dos padrões bíblicos por qualquer pessoa a ela filiada, independente de sua raça, cor e sexo. Desta forma, segundo o ensino bíblico, toda verdade deve ser dita em amor, visando o bem do outro e não a sua degradação.
A Deus toda a glória! E que cada pessoa que se diz discípulo de Jesus seja conhecida pelo amor com o qual trata os seus semelhantes.
Pr. Lisânias Moura Equipe Pastoral da Igreja Batista do Morumbi

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Novo espaço para aprender mais...

Esse é o novo meio de comunicação da IBF, em Fortaleza, Ceará. Encontre aqui artigos, textos, assuntos polêmicos, musica, vídeos etc...