segunda-feira, 10 de novembro de 2008

SÓ A ESCRITURA – Sola Scriptura



Sl 19:7-10

Introdução:

Por que Só a Escritura?

1. Porque ela é completamente Inspirada por Deus
2. Porque ela é completamente Inerrante [Perfeita]

AS ESCRITURAS SÃO ABSOLUTAMENTE SUFICIENTES PARA A VIDA E OBRA DA IGREJA

S.I. Em que áreas da vida da igreja a Palavra de Deus é suficiente?
S.T. São três as áreas vitais em que as Escrituras são suficientes...

I. AS ESCRITURAS SÃO SUFICIENTES PARA EVANGELIZAÇÃO [Lc 16:27,28]

O rico considera a possibilidade de conforto ou esperança no inferno. Que lhe foi negado. Então “mandou” a Lázaro que fosse a casa dos 5 irmãos. Abraão rejeita sua idéia. Mas o rico insistiu, crendo que um fenômeno como esse convenceria seus cinco irmãos. Abraão, nega definitivamente e afirma que o necessário para a conversão daqueles cinco é o VT [Moisés e os Profetas].

Pessoas não são convertidas por milagres, nem mesmo por ressurreições. Sinais e maravilhas, uma religião de milagres não opera a salvação! A única coisa que regenera o coração humano é a pregação da Palavra de Deus. A única forma que o Espírito Santo opera para regenerar o homem é por meio da Palavra.

Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. [I Pe 1:23]

Ela á a única coisa indispensável e que de fato funciona. Todas as outras coisas: música cativante, testemunhos comoventes, apelos emocionais são acessórios, e se isto for o principal teremos como resultado falsas conversões.

O mesmo é dito em Rm 10:6-9. Moisés e os Profetas haviam sido dados as pessoas. Esta palavra estava perto deles [corações e bocas]. E era suficiente!

O que devemos fazer é pregar, anunciar, semear a Palavra, ela quanto mais pura e simples, menos sem adereços e acessórios, mas poderosa ela é.

S.T. Não só para salvar, no sentido de levar ao perdão, mas também...

II. AS ESCRITURAS SÃO SUFICIENTES PARA SANTIFICAÇÃO [Jo 17:17]

A santificação, que é o processo pelo qual progressivamente eu sou transformado ao caráter de Cristo. Tem como principal instrumento a Palavra de Deus e é suficiente para isto. A oração de Cristo por nós é que o Pai nos santifique, pela sua Palavra.

1. Ser santificado é ser separado do mal

Este é o conceito mais conhecido de santificação. Deus quer que seu povo seja santo. E para isto revelou sua vontade na Palavra. Assim por meio da vontade revelada de Deus e submissos a sua autoridade nos santificamos.

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. [Sl 119:9]

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.[Sl 119:11~

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, [II Tm 3:16]


2. Ser Santificado é ser separado para o ministério [serviço]

É neste sentido que Jesus se santificou, o foi separado por nós. Ele foi santificado [separado, consagrado] para vir ao mundo a fim de nos buscar e salvar. É neste sentido que também somos santificados, ou separados para a missão no mundo. Somos separados do mundo para servir com as nossas vida ao mundo

No v.18 Jesus traça um paralelo de sua missão com a nossa, há semelhanças e dessemelhanças. Nós não nos encarnamos e nem seremos crucificado em expiação. Mas sua missão é modelo para nós, no sentido de que servir implica em submissão e obediência, renunciar privilégios, conforto e distância e mesmo sofrimento.

E quem nos capacita para tamanha obra? Quem nos capacita para realizamos a missão de evangelização? É a palavra! Nela temos todos os recursos suficientes para realizamos nosso chamado.

“A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” [II Tm 3:17]

Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. [II Tm 2:21]

S.T. Ela é suficiente para evangelização, para santificação, mas ela é suficiente também...

III. AS ESCRITURAS SÃO SUFICIENTES PARA ORIENTAÇÃO [Sl 119:105]

Como encontramos orientação para as nossas vidas? Como revelações especiais de profetas e profetisas de plantão? Existe uma corrida frenética pela busca de orientação mística que revela tão somente dois fatos:

1. Incredulidade da Palavra – Para alguns ela não é suficiente.

Devemos lembrar que a Palavra de Deus é a revelação final e completa [Jd 3,4, Hb 1:1-3]. A igreja cerca do III para o IV século reconheceu que Deus tinha falado tudo – que as Escrituras encerram em termos de doutrina, piedade e ética tudo o que é necessário para vivermos de forma agradável a vida cristã.

Nossa preocupação não é sair atrás de uma nova doutrina, mas conhecermos muito bem as nossas crenças. Conhecer para defender! O cânon esta fechado e toda outra reivindicação da verdade deve ser medida pelo padrão da fé que uma vez por todas foi dada aos santos.

2. Ignorância da Palavra – Não sabem usar! [II Tm 2:15]

Você tem a maior arma do mundo e não sabe usar, ela não tem valor. Alguns acham que ela é amuleto usando-a erradamente! Quando alguém afirmar: “Deus me revelou...” devemos aguardar o livro, o capítulo e o versículo! Se não for assim, não escute, isto não é revelação! Deus já revelou tudo na Palavra!

Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo. [II Pe 1:3-4]

Deus nos deu toda orientação que precisamos na Bíblia. Mas se há algo que queremos, ou pensamos que precisamos não esteja na Bíblia? Que trabalho escolher? Onde devo morar? Com quem devo casar? Então:

1. Ore pela providência divina
2. Use aquilo que Deus lhe deu: sabedoria, inteligência, discernimento e amigos [conselhos]. E tome a decisão! Em áreas em que Bíblia na fala diretamente você é livre para usar seu discernimento! Deixe de ser menino e use! E como eu tenho discernimento? Como obtenho sabedoria? Na PALAVRA!

Conclusão:

1. Se ela é suficiente, como vimos, para evangelizar, então devemos pregá-la com coragem!
2. Se ela é suficiente para santificar então devemos obedecê-la e se sujeitá-la!
3. Se ela é suficiente para orientar, então devemos conhecê-la profundamente, lendo-a e estudando-a sempre!

Pr. Luiz Correia
[Deus meus et omnia]

OS CINCO PILARES DO VERDADEIRO EVANGELHO[1]

Vivemos tempos ruins. Não me refiro sobre o mundo, pois este jaz no maligno. Falo com respeito à igreja, precisamente a sua pregação ou o conteúdo do evangelho. Há um falso evangelho, impostor, sedutor e traiçoeiro, propagado pela mídia televisa e absorvido pela maioria das igrejas evangélicas de todas as tradições. Pelo que percebo nenhuma comunidade fica absolutamente imune as suas perniciosas idéias. A igreja precisa urgentemente redescobrir o que é o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. Se algum irmão ou comunidade aspira ver o poder e Deus transformando verdadeiramente a vida do homem, salvando vidas, ela não precisa de algo novo, não carece de novos métodos, novas filosofias, nova liturgia e nova adoração. Ela precisa reaprender o verdadeiro evangelho, aquele que em sua origem abalou o mundo.

Faremos um breve passeio naquilo que os Reformadores do Século XVI chamaram os cinco solas, cinco afirmações da igreja para sua revitalização e reforma. Naquela época a igreja vivia nas trevas, subjugada a ignorância imposta pelo catolicismo romano. A igreja romana se afastara grandemente da verdade, e prevalecia todos tipos de absurdos possíveis. Ali Deus levantou uma geração de homens, de coragem e ousadia, para usá-los como instrumentos para reformar a igreja combalida pelo catolicismo romano. Eles resumiram a essência do verdadeiro evangelho em cinco afirmações latinas: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Fide, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Chamei cada afirmação de pilar, porque creio que a igreja, cai ou se sustenta sobre estas afirmações.

Pr. Luiz Correia

[Deus meus et omnia]


[1] Estes textos fazem parte de uma série de 5 mensagens que estão sendo pregadas na Igreja Batista Filadélfia a partir de 09/11 até 5/12 de 2008, todos os domingos as 18:30h.