segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

SÓ A DEUS GLÓRIA - Soli Deo Gloria [Parte I]


Rm 11:33-36

Introdução:

Quero iniciar esta mensagem com citações [adaptações] de dois gingantes da fé cristã, um pertencente ao século XXIX, Charles Haddon Spurgeon que em Londres aos 20 anos iniciou seu pastorado com um sermão sobre conhecer a Deus:

“O estudo apropriado do eleito de Deus é Deus. A mais alta ciência, a especulação mais elevada, a filosofia mais poderosa, as quais podem capturar a atenção de um filho de Deus, é o nome, a natureza, a pessoa, a obra, as atitudes, e a existência do grande Deus a quem ele chama seu Pai.

O segundo é A.W. Tozer do século XX pastor em Chicago. Em seu livro “Mais perto de Deus” ele afirmou de uma forma bela e profunda:

“A igreja abandonou seu elevado conceito de Deus, substituindo por algo tão baixo, tão ignóbil e em último caso tão indigno de pessoas que pensam e adoram... Esta baixa concepção de Deus nutrida quase universalmente entre os cristãos é a causa de cem males menores por todos os lugares entre nós... Com a nossa perda do senso da majestade vem a adicional perda do respeito e consciência da presença divina. Perdemos nosso espírito de adoração e nossa habilidade de nos recolhermos introspectivamente para encontrar com Deus em silêncio de adoração.”

Spurgeon apela para que voltemos a Deus e nos lancemos a conhecê-lo como fonte de toda realização humana. Tozer alerta que a terrível perda da majestade de Deus levou a igreja a se tornar enferma.

Esta ultima mensagem é um convite a pensamos sobre a glória de Deus e tem como objetivo convencê-lo a crer que...

O FIM SUPREMO E PRINCIPAL DO HOMEM É GLORIFICAR A DEUS E [AO] TER NELE A SATISFAÇÃO PLENA E ETERNA.

[Resposta a pergunta n°1 do Catecismo de Westiminster – Qual é o fim principal do homem?]

S.I. Quais algumas perguntas cruciais a se fazer para que o homem venha a entender e cumprir o principal propósito de sua existência?

S.T. Faremos algumas perguntas e daremos suas respectivas respostas à luz da Palavra de Deus para que o homem conheça, se convença e cumpra seu propósito final...

I. O QUE É A GLÓRIA DE DEUS?

Nas Escrituras temos que fazer uma diferença entre o substantivo “glória” e o verbo “glorificar”.

1. É a manifestação externa de todos os atributos de Deus.

Exemplos: amor, bondade, poder, justiça, retidão, santidade. Quando qualquer atributo é exibido no universo, a glória de Deus é revelada. Todos os atributos de Deus revelam sua glória.

A glória de Deus é intrínseca a Ele, como a luz é intrínseca ao sol. Ele é o Deus da glória [At 7:2]. A glória é brilho da divindade, Deus não é Deus sem ela!

A honra não é essencial ao ser humano. Lula é o presidente e por isso lhe é devida algumas honras em face de sua posição, mas ao ser lhe tirado a posição, lhe tirado a honra. A glória de Deus faz parte de sua essência, Ele não pode ser Deus sem ela.

Esta glória não pode acrescida, porque é infinita e pefeita; e nem lhe tirada ou repartida.

Is 42:8 Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.

Deus dará bênçãos temporais aos seus filhos, como sabedoria, riquezas, e lhes dará bênçãos espirituais, graça, amor e o céu; mas a sua glória Ele não dará a outro.

Os atributos declaram a singularidade do Senhor. Ele é incomparável, eterno e infinito, único, majestoso, sem igual, portanto cheio de glória!

Passeando de carro, eu e minha esposa vimos um carro esportivo e luxuoso, que chamava atenção. Por quê? Porque um Gol não chama atenção? Porque o sol? A lua? As estrelas? Porque são singulares, únicos e incomuns. Assim é Deus! Ele é incomparável

Sl 113:5 Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas,
Sl 89:6 Pois quem nos céus é comparável ao SENHOR? Entre os seres celestiais, quem é semelhante ao SENHOR?
Ex 15:11 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?
Is 40:18 18 Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?

2. A glória de Deus é o fim de tudo!

1 Pe 4:11 para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! [I Co 10:13]
Cl 1:16 Tudo foi criado por meio dele e para ele.

Tudo foi criado e tudo que acontece visa tão somente a glória de Deus. O fim do homem então é glorificar a Deus. O homem pode perder tudo, até a vida, mas a grande tragédia e infelicidade, e miséria é perder seu propósito, seu fim, que é glorificar a Deus.

Toda a santa trindade deve receber a glória: O Deus-Pai que nos deu vida; Deus o Filho que entregou sua vida por nós; e o Deus Espírito Santo que produz uma vida nova em nós.

II. O QUE É GLORIFICAR DEUS?

O verbo glorificar que é o ato de dar glória, a honra. Diz respeito a ação de reconhecer sua glória, assim de honrá-lo e adorá-lo. É um reconhecimento de quem Deus é e quem nós somos. Tudo que Deus faz é buscando revelar sua glória e ser glorificado em tudo.

Se Deus não fizesse isto estaria pecando. Pois não há no universo nada mais glorioso que Ele mesmo. Assim Ele fez e faz tudo para sua glória e assim todo o universo foi feito para sua glória, logo o homem foi feito para sua glória.

Is 48:11 Por amor de mim, por amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória, não a dou a outrem.

Glorificar Deus consiste em realizar quatro coisas:

1. Apreciação [Avaliar como algo precioso]

Glorificar Deus é colocar a Deus como alguém mais alto em nossos pensamentos, e tê-lo em estima mais elevada. Na escala de valores que temos Deus deve ser o primeiro, acima de tudo.

Amo minha esposa, meus filhos, minha família, amo muitos irmãos e até animais e coisas, amo algumas atividades [ler, cantar, comer, assistir, pescar], mas nada na minha vida deve estar acima de Deus.

Sl 92:8 8 tu, porém, SENHOR, és o Altíssimo eternamente.

Sl 97:9 9 Pois tu, SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo elevado acima de todos os deuses.

Fp 2:9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10

Deus é admirável, belo, majestoso. Ele é glorificado quando nós o admiramos. Admire os atributos de Deus, estime como aquele que é o mais valioso de todos os seres.

Você sabe fazer isto e você sempre estar fazendo. Por sua percepção e pensamentos você coloca algo acima de outras coisas. Quando você escolheu casar-se você fez isto. Quando está diante de um alimento você faz isto. Esta capacidade inerente do homem em discernir o bom do ótimo é para que ele use isto a fim de apreciar a beleza e majestade de Deus!

2. Adoração

Sl 29:2 2 Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.

Nossa adoração para ser aceita tem que ser feita em “espírito e em verdade”. Em espírito opõe-se a adoração meramente externa [formal, tradicional, vazia, mecânica e árida]. E em verdade é o oposto de adorar a Deus baseado em um falso entendimento dEle. A adoração envolve coração e cabeça, emoções e pensamentos.

Verdade sem emoção produz ortodoxia morta e uma igreja cheia de admiradores artificiais. Por outro lado emoção sem verdade produz agitação vazia e leva-nos a atos irracionais e emocionalismo bizarros.

Adoração é fruto de emoções profundas, grande amor e doutrina sadia. Emoções fortes por Deus arraigadas a verdade é a essência da adoração.

3. Afeição

Adorar é uma maneira alegre de refletir de volta para Deus o brilho do seu valor. Não é um mero ato da vontade. Sem a participação do coração, não adoramos. O envolvimento do coração na adoração é o despertamento de sentimentos, emoções a afetos do coração.

Adoração genuína inclui sentimentos interiores que refletem o valor da glória de Deus. Toda emoção genuína é um fim em si mesma. Ela flui naturalmente. Isto não quer dizer que não devamos procurar ter certos sentimentos. Devamos e podemos. Mas a emoção autêntica flui naturalmente.

Imagine um cego que voltou a ver ao ser colacado numa linda campina para ver o por do sol. Que sentimento vem ao coração dele? Ele ficará maravilhado e impressionado com tanta beleza! Imagine qual deve ser a reação de um naúfrago boiando sem ter água e comida há dias ao ver terra firme no horizonte! Esperança, alegria e anseio de chegar lá! Qual a reação de uma criança no natal que ganha o presente que sempre sonhou? Satisfação, alegria, gratidão!

Quando a realidade de Deus nos é apresentada em sua Palavra ou em seu mundo, e nós não sentimos nenhuma tristeza, anseio, esperança, medo, reverência, alegria, gratidão ou confiança, então nossa adoração não será adoração de verdade.Assim adoração é autentica quando surge afetos por Deus no coração como um fim em si mesmos.

Imagine no dia do aniversário de casamento eu traga um buque de rosa para minha esposa. Quando a entrego; ela responde: “Ó Lu, são lindas. Obrigada! E venha para me abraçar e me beijar! Imagine que levante mão e diga: Não foi nada. É a minha obrigação!

É minha obrigação? Não é meu dever lembrar o casamento? Tem valor este ato? Sim, se tiver com o meu coração. Rosas por obrigação não tem valor. Se eu não tiver um genuíno afeto por ela as rosas perdem o valor [Elas não falam, como diria Cartola!]. Elas não a honram antes a desmerecem.

E se depois a levo para um jantar para comemorar o dia do nosso casamento, e lá ela me pergunta: “Por que você está fazendo isso?” E eu responda: “Porque nada me deixaria mais feliz esta noite do que estar com você. É minha obrigação!” Isto desonraria. Mas se eu dissesse: Porque nada...É meu prazer!”

Imagine ainda depois de jantarmos eu olhasse para ela e dissesse: Eu tenho que te beijar antes de irmos embora? Ela responderá: Você tem, mas não por obrigação. Se for motivado por um afeto espontâneo por mim...

É isto que significa adoração. É um banquete de prazer! Honramos a Deus quando dizemos a Ele: É meu prazer te adorar! É o meu prazer te louvar. Tu és minha alegria e minha satisfação! Um dia na tua presença... Agrada-me em fazer tua vontade!

Sl 16:11 11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

Sl 73:25-26 25 Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. 26 Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

Aproximar-se de Deus buscando o prazer nEle é a única coisa certa a fazer. O prazer do cristão é dar honra a Deus ao reconhecer [e sentir de verdade] que somente Ele pode satisfazer o anseio do coração de ser feliz! Deus é glorificado quando temos nEle todo nosso prazer! E Deus somente é glorificado quando Ele é todo nosso prazer!

Agrada-te no Senhor e Ele fará os desejos do Teu coração. Ou seja “Tem toda satisfação prazer, alegria, gozo, desfrute plenamente do Senhor e teu coração será saciado, satisfeito!”

4. Sujeição

É o ato de submeter-se a Deus. Deus é glorificado quando nos submetemos a sua vontade. Assim como os anjos estão submissos assim devemos nós. Temos devemos oferecer a ele o nosso querer, e assim submeter-se plenamente. Dobrar o joelho é exatamente isto. É dobrar nosso coração, é buscar fazer o que lhe agrada.

Continua...