quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

BUSCANDO PROFUNDIDADE NAS ESCRITURAS -Fórum de Discussão da Exposição de Marcos -

Shalom!

Gostaria de abrir um fórum de discussão, visando um aprofundamento sobre alguns temas que serão apresentados na exposição de Marcos na IBF. O propósito é claro, aprofundar, ir mais longe, solidificar o ensino e as questões, minimizar o máximo as dúvidas sobre algum assunto decorrente das pregações. Sugiro este: O QUE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

Como responder as questões oriundas dos pentecostais tradicionais que ensinam a necessidade de uma segunda benção para o crente, chamada batismo no/com Espírito Santo. Apresento-lhes inicialmente um texto bastante citado por eles para fundamentar seu ensino:

“Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. 3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. 4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. 5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. 6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam. [Atos 19:1-6]”

Na ótica pentecostal, o batismo no/com Espírito Santo está fundamentado ali, essas pessoas precisaram passar por uma segunda experiência [batismo do Espírito Santo] ministrado por Paulo e evidenciado pelas línguas. Logo todos os crentes precisam passar por esta experiência. E aí como você responderia a esta questão? Qual é a resposta bíblica?

Pr. Luiz Correia
[Deus meus et omnia]

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS

Mc 1:2-8

Introdução: Três aspectos compõem a preparação de Cristo, para sua tarefa de servo-sofredor. Marcos trata destes aspectos como um prólogo, uma introdução a pessoa e a obra de Cristo, dois destes são o batismo e a tentação, hoje iremos contemplar o primeiro, a pessoa de João Batista. Quero considerar quatro aspectos na vida de João que caracteriza uma vida totalmente voltada, consagrada para Deus.

I. UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS POSSUI UMA MISSÃO [2-3]

Depois de cerca de 400 anos de silêncio, João é levantado diante de uma nação se esperança, cansada e sem vida. O cenário é de desesperança.

1. Sua missão foi profetizada

A vida de João é um cumprimento de um plano maravilhoso profetizada por Isaías 40:13, Ml 1:2, embora cite dois, menciona apenas Isaías, o mais popular. A vida e a missão de João é parte de um plano maravilhoso. É um Ela foi profetizada e eternamente planejada por Deus. João não vive a vida ao leu, sem entender a vontade de Deus, sem compreender o fim de sua existência. Ele entende que sua vida é fundamentada numa missão, ele sabe para que veio.

2. Sua missão é preparatória

Qual é a missão de João? João preparou o caminho Cristo. João é como um mestre de obras na construção de estradas espirituais. Quando um rei iria visitar uma lugar, um mensageiro antecipava a visita preparando o caminho, limpando as estradas, retirando os entulhos, tapando os buracos. Bem como a preapração do povo para chegada do Rei. Providenciava tudo para que o rei viesse sem problema. Sua missão é preparar o coração dos homens para receber o Messias!

a. Aterra vales – depressão que separa dois montes, João veio unir o que estava separado.
b. Nivela montes – fala de soberba e incredulidade. Isto precisa ser removido para que o poder de Deus se manifeste.
c. Ele endireita caminhos – fala de vida sem integridade, de vida torta, de vida dupla. João chama a uma vida sincera e integra diante de Deus.
d. Aplaina caminhos escabrosos – ele coloca as coisas no lugar e leva as pessoas acertar suas vidas com Deus.

3. Sua missão é árdua [espinhosa]

Na realização dos propósitos de Deus para as nossas vidas, devemos entender que Deus nos chama para trilhar caminhos muitas vezes espinhosos em nossa missão.

João é um exemplo disto, assim como tantos outros. Houve um custo para a realização da missão, João abriu mão de sua vida, viveu no deserto, abriu mão de regalias, sujeitou-se a críticas [veio João], quando enfrentou Herodes com coragem, foi preso e depois degolado. Pagou com sua vida o cumprimento de sua missão.

4. Sua missão é vivida com paixão

“Clama” significa clamar com profundo sentimento. João tinha paixão pelo que fazia. Era um fervoroso! Era uma tocha acesa!

A vida de João é vivida de forma radical e apaixonada. Ele se entrega com satisfação e com toda sua energia ao cumprimento de sua missão. Ele se doa! Ele prega com paixão, com zelo, com amor.

Aplicação –

Quem eu sou? Qual é o meu papel? Qual é a minha função? Qual é o meu ministério? Qual é o meu dom? João sabia quem ele é, não sofria de crise de identidade, não vivia sem meta, sem foco, sem propósito, tinha sua vida focada numa missão, dedicava-se absolutamente a ela, e a ela sem entregava, pagava o preço.

Alguém disse: “se você não é capaz de morrer por algo que você crê não é digno de viver por isto”. João tinha consciência de seu papel na história, na vida. Deus na eternidade nos fez, planejou, arquitetou o nosso plano. Cumpra e realize-se! Toda vida humana, toda pessoa, foi criado realizar algo em sua existência. Qual é sua missão? Qual é seu propósito? Para que ou em que você tem colocado sua vida?

II. UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS LIDA COM VIDAS [ENVOLVE-SE COM PESSOAS] [4-5]

Toda vocação é válida, mas nossas vidas devem ser focadas em vidas, em pessoas. Vidas! Gente! Pessoas! Ser humano! João lida com pessoas. João trata de duas questões centrais da vida humana. Toda Judéia e Jerusalém!

1. Fala de Pecado - Trata do maior problema do homem

João fala de arrependimento. Arrependimento fala de pecado. O arrependimento é a porta inicial para uma nova vida. O arrependimento tem dois lados, dar as costas ao pecado e voltar-se a face para Deus. O arrependimento fala de mudança de mente, de atitude que resulta em mudança de comportamento. É voltar-se do pecado para Deus. O arrependido confessa seu pecado!

Aplicação - Sua maior necessidade, amado amigo, é arrepender-se, seu maior problema é seu pecado. Seu pecado o afasta de Deus e o condena a uma eternidade miserável. Somente os que choram por seus pecados serão consolados.

2. Fala de Perdão - Trata de esperança [cura] para o homem

O batismo não oferece perdão, simboliza o perdão. É um sinal visível de um arrependido. O batismo vinha acompanhado de confissão. É por isso que seu batismo infantil não serve para nada! O batismo é sinal de uma confissão consciente dos seus pecados.

João não fala apenas de pecado, fala de cura, de remissão. O resultado de um arrependimento é limpeza dessa sujeira chamada pecado. O arrependimento começa com tristeza e termina com alegria e alívio.

Eu penso que uma ótima figura para ilustrar o pecado em nossa vida seja essa: uma fossa estourada! Pois bem mediante o arrependimento, Deus poder remover a sujeira do pecado e nos deixar limpos, puros!

Esta é boa notícia, há perdão! Há cura, há esperança. Toda vez que um pecador se arrepende ele é perdoado, seus pecados são purificados, sua vida é restaurada!

Deus tem o poder de afastar as nossas transgressões. Que Deus maravilhoso e tremendo.

Salmo 103:12-13 12 Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.

Ex 34:6-9 6 E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; 7 que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração! 8 E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou; 9 e disse: Senhor, se, agora, achei graça aos teus olhos, segue em nosso meio conosco; porque este povo é de dura cerviz. Perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado e toma-nos por tua herança.

3. Usa a pregação como instrumento.

Para tratar do pecado e falar de esperança João só tem um instrumento, a Palavra. João é essencialmente um pregador. Ele é a voz! Sua vocação está tão ligada com ele que mistura-se com sua própria identidade. Ele não tem nada além da Palavra, e não precisa. Não se menciona nem milagre em seu ministério. Mas ele prega a Palavra.

Aplicação:

Precisamos de pregadores! Carecemos urgentemente de pessoas que se dediquem com afinco a arte da pregação. Sinto-me preocupado diante de Deus quando sinto necessidade de professores, pregadores e não os tenho no rebanho. Quero que muitos sejam salvos pelo meu ministério, quero que muitos sejam restaurados, mas desejo ardentemente deixar pregadores! Nossa igreja precisa de mais pregadores, as pessoas precisam de pregadores, de homens de Deus que conheçam a Palavra, que a preguem com paixão e com amor.

Como desejo Deus levantar uma geração de pessoas consagradas ao santo ministério, como anseio ver pregadores saindo para semear a Palavra de Deus.

“Ó Deus, ouve minha oração, levanta antes de fechar meus olhos uma geração de homens e mulheres que tenham seus corações voltados para ti e cheios da tua Palavra. O mundo precisa ouvir de Ti, o mundo precisa desesperadamente ouvir da tua salvação, o homem precisa se arrepender e crer para que sejam salvo. Levanta, meu Deus, urgentemente pregadores da tua Palavra! Levanta, meu Deus! Amém”

III. UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS É MARCADA PELA SIMPLICIDADE [6]

João é um homem humilde, embora Cristo afirmasse que os nascidos de mulher João foi o maior de todos. João não tinha títulos, diplomas, mas tinha poder. O poder de João vinha de Deus porque ele era humilde. O poder se aperfeiçoa na fraqueza! Sua simplicidade é vista

1. Em suas palavras

Ele se sente indigno de desatar-lhe as sandálias de Cristo. Um discípulo servia como escravo, menos desatar sandálias. João se considerava menos que um escravo. Ele sabe quem ele é, e sabe quem é Jesus. Ele se põe em seu lugar e tem alegria por isso. João exaltou a Jesus em sua vida e nunca a si mesmo. João embora fosse de classe sacerdotal, um levita, foi chamado para ser profeta.

2. No lugar onde prega [deserto]

João nãos buscava fama ou popularidade, embora atraísse multidões. Ele não prega no templo, nas praças. Ele prega no deserto da Judéia, em terras ruins, lugar inóspito, inadequado, distante, estranho. Não há conforto no deserto! Mas João é a boca de Deus.

Porque o deserto?

a. Distanciar das distrações
b. Chamar atenção do povo
c. Romper com a hipocrisia dos líderes religiosos [conforto]
d. Cumprir a profecia de Isaías

3. Na maneira como se veste

Matthew 11:8 8 Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais.

João não era homem de roupas finas, não era homem de griffe, de “Armani”. João não era elitista. João é simples no vestir. Ele rompeu com o padrão. Algumas pessoas usam determinadas roupas com fim de serem vista e atraídas pelos olhares de outros, João buscava no vestir a simplicidade. Aliás, a roupa de certa forma é uma extensão de nossa caráter e nossos valores. [Deus o estilista]

4. Nos seus hábitos alimentares

João não era dado a finos banquetes. Sua alimentação é simples. Gafanhoto pode parecer estranho a nossa cultura. Mas era rico em proteínas!

IV. UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS APONTA CRISTO

1. Sua vida era centrada em Cristo

A vida de João era centralizada em Cristo. Ele preparou o caminho para Cristo, ele batizou Cristo, ele anunciava Cristo, ela apontava Cristo.

John 3:26-30 26 E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro. 27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada. 28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor. 29 O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim. 30 Convém que ele cresça e que eu diminua.

2. Fala da salvação em Cristo

João fala do batismo com Espírito Santo. Que é salvação. Há uma confusão teológica por parte dos Pentecostais tradicionais, que afirma que o crente precisa passar por uma segunda experiência ou segunda bênção depois da conversão, chamada batismo no/com Espírito.

O que é o batismo no Espírito Santo? É o ser introduzido [mergulhado] na esfera do Espírito e isto ocorre quando você se converte. Essa benção, que do ponto de vista de João era futura, mas do nosso é passada, ocorre simultaneamente à conversão, não posteriormente a ela [Ef 1:3], assim como outras demais ocorrem: perdão, justificação, adoção, vida eterna, união com Cristo.

Ef 1:13 "Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa"

1 Co 12:13 "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. "

Conclusão:

1. Cumpra sua missão! Procure realizar o propósito de Deus para seu viver. Seja útil!
2. Envolva-se com vidas! Invista em pessoas, principalmente na sua restauração, pregue o evangelho!
3. Busque a simplicidade no viver! Fuja da ostentação e vaidade mundana!
4. Aponte a Cristo em seu viver. Viva em Cristo para que outros veja Cristo em sua vida.