quarta-feira, 1 de abril de 2009

VÁ A JESUS!

Mc 3:7-12

Introdução:

No contexto anterior Jesus havia curado um homem no sábado e por isso os fariseus se mancomunaram com os herodianos para matá-lo. Eles se retiraram com esse propósito. Jesus também se retira saindo da sinagoga, do lugar religioso e dedicando ao ministério ao livre lidando com multidões. Assim vemos uma mudança na estratégia ministerial de Jesus. Marca-se aqui uma ruptura de Jesus com a sinagoga [os religiosos] e sua atenção as pessoas de diversos aspectos [social, racial]. Então vemos multidões afluindo a Cristo, indo a Ele. O procurando! E é este o tema ao mesmo o convite e a exortação que faço para todos nesta noite. Vá a Jesus!

I. O QUE LEVA AS PESSOAS A JESUS [MOTIVO]

1. O testemunho de outros [v.8]

O ministério de Jesus alcançou uma grande popularidade. Por mais que Jesus não buscasse uma multidão de pessoas; ela o buscava. Em grande parte certamente por causa do testemunho de outros que havia tido um encontro com ele.

“...sabendo quantas coisas Jesus fazia...” - Era o eco das ações de Jesus na Palestina.

Jesus tinha curado ou libertado: (1) Um endemoninhado na sinagoga (2) A sogra de Pedro (2) Multidões em Cafarnaum (3) Um leproso, que desobedecendo o pedido de Jesus não se conteve calado (4) Um paralítico (5) Mateus (6) Comido com os pecadores (7) O homem da mão ressequida.

A vida de Jesus impactou estas pessoas e elas inevitavelmente falavam de Jesus, testemunhavam sobre ele. Imagine o que eles falavam para os seus amigos e parentes. Assim o testemunho de outros atraiu esta multidão a Jesus.

(1) Fale de Jesus

Acts 4:19-20 19 Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; 20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.

Fale o que Jesus fez, deixe as pessoas verem o que Cristo tem feito. Pela vida e pela boca!

(2) Você talvez já tenha ouvido muitos testemunhos de pessoas libertas e transformadas pelo evangelho. Talvez até em sua família. Que Deus desperte sua alma para que você venha a Jesus!

2. As necessidades pessoais

O perfil dos que iam a Jesus era claro: os cegos, paralíticos, leprosos, surdos, oprimidos, marginalizados, feridos de corpo e de alma. Pobres e miseráveis que se acham sem saída, sem recursos, sem socorro.

Eu posso hoje suplicar até chorando para que você vá a Jesus, mas você não me entenderá até que veja sua necessidade desesperada de Jesus.

Mesmo que você não perceba sua necessidade, saiba você precisa dele. Tenho por certo que algumas pessoas ali não foram a Jesus porque não achavam que possuía necessidade. Mas todos têm! Talvez você não entenda ou não tenha consciência da sua necessidade.

Proverbs 1:32 32 Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.

Deus usa nossas necessidades para despertar-nos a vir a Cristo. Todos têm a necessidade de Cristo. Você tem uma doença mortal e crônica que ninguém pode curar [pecado] a não ser Cristo. Portanto vá a Jesus! A menos que você seja perdoado você será condenado. Você necessita dele, aliás, entre todas as suas necessidades Jesus é a maior!

3. A esperança

A ouvirem do que Jesus estava fazendo em outros elas creram que Jesus podia fazer o mesmo neles. Nasceu a esperança. Creio que muitos deles já tinham aceitado o seu destino, sua sina, seu carma. Alguns talvez não imaginassem ver em sua vida mais solução, mais uma saída. Alguns já tinham determinado: Meu caso não tem jeito!

Mas ao saberem ou até mesmo verem a cura, a restauração, a libertação de outros eles se encheram de esperança! Todavia a esperança nasceu em seus corações e elas foram a Cristo. Ah! Que nasça em seu coração a esperança. Pois sem ela você não irá a Cristo.

Só Jesus pode resolver sua situação. Vá a ele sem demora. Só ele pode perdoar os pecados e encher o seu coração de sua presença. Só ele pode te libertar, te curar, te salvar! Vá a Jesus. Ele pode te dar vida, paz, restauração, um novo coração!

II. COMO AS PESSOAS FORAM A JESUS? [MODO]

1. Elas tomaram uma iniciativa

Elas não ficaram só ouvindo, elas foram até Cristo. Elas quiseram ter um encontro com Jesus. Elas desejaram Cristo. Elas não ficaram só de ouvir falar, elas queriam algo mais: a presença o encontro.

Algumas pessoas gostam de ouvir, agradam-se de irem a igreja, até se sentem bem, mas não vão a Jesus. Se você não for a Jesus você não terá vida. Se você se contentar só de ouvir e não tomar uma posição perante a Cristo sua vida não será mudada. Vá a Jesus! Você, só você precisa de um encontro com Cristo!

Imagine um faminto que não come há dias. Alguém chegasse a ele e lhe dissesse: Olhe estava faminto como você e saciei minha fome ali. Você acha que esta pessoa ficaria parada, satisfeita só de ouvir. Você acha que só a notícia mataria a fome dela. É claro que não. Ela sairia, tomaria uma atitude e iria matar sua fome.

2. Elas foram de forma urgente

Não só você tem que tomar uma iniciativa, mas você deve ir logo. Se você entendesse a urgência de sua situação e a possibilidade de sua esperança você não postergaria, não deixaria para manhã. Você iria logo a Jesus.

E eu isto que lhe recomendo. Não adie, não deixe para mais tarde, não procrastine. Algumas decisões podem esperar, mas o destino de sua vida não! Se você estivesse doente mortalmente e alguém lhe falasse de um médico você não se demoraria em ir não é mesmo. Você agiria o mais rápido possível. Amigo o tempo está contra você. Você pode mesmo morrer hoje sem esperança. Amanhã pode ser tarde demais. Vá a Jesus e vá logo.

3. Eles venceram obstáculos

Eu creio que para elas irem a Jesus elas tiveram que vencer alguns obstáculos. Primeiro penso que elas abriram mão de suas agendas, de seus compromissos. Elas deixaram seus afazeres, suas preocupações, seus familiares e foram a Jesus.

Algumas pessoas deixam de ir a Jesus por causa do trabalho, dos negócios, do dinheiro [o jovem rico], das ocupações. Eu não tenho tempo! Amigo não seja louco! Não brinque com sua alma.

Outro obstáculo que eles venceram foi a distância. Irmãos eles vieram de lugares longínquos. Eles foram a Cristo mesmo morando longe. Eles venceram distâncias, estradas, rios, vales, alguns enfrentaram desertos. Mas eles foram a Cristo!

Nenhuma dificuldade afastou aquelas pessoas de Jesus. Não deixe que nada o afaste de ir a Jesus: amigos, prazeres, preconceitos e até mesmo família.

No livro o “Peregrino” vemos “Cristão” abrindo mão de tudo, até da família que não compreendia sua decisão para caminhar sair da cidade da perdição e ir para a cidade celestial.

Quantos não estão presos a obstáculos do tipo: o que meus amigos vão dizer, ou o que eu vou perder, como as pessoas vão me olhar... Amigo não pense assim. Não coloque esta decisão nas mãos de outra pessoa. Vá a Jesus! Renuncie tudo e vá a Jesus!

III. COMO JESUS AS TRATOU? [RECEPÇÃO]

Este aspecto é importante. Fui ao médico e ele não me olhou não voltei mais...

Aquelas pessoas não sabiam apenas do poder de Jesus, da capacidade dele curarem mais ainda de sua misericórdia. Ele se deleitava em socorrer, em curar, perdoar, em ensinar e em salvar.

É dito no texto de Mateus que Jesus não esmaga a cana quebrada e nem apaga a torcida que fumega. E esta maneira que torna Jesus amado de minha alma. Ele é totalmente amável...

1. Jesus não rejeitou ninguém

Todos que vieram a Cristo foram recebidos e aceitos. Desde que o universo existe nenhum, mas nenhum ser humano que buscou verdadeiramente a Cristo, quebrantado, humilde, som esperança com fé, com sede foi rejeitado.

E ainda é verdade...

John 6:37 37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

Jeremiah 29:13 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Desafiamos o céu, a terra e o inferno para levantar uma acusação de que uma pessoa que tenha vindo a Cristo quebrantado que tenha sido rejeitado.

Psalm 51:17 coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

Matthew 11:28 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos

Revelation 22:17 17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

2. Jesus atende suas necessidades

Os enfermos foram curados, os possessos libertos, os perdidos achados, os que estavam em trevas viram luz, os aflitos consolados.

Vimos que as necessidades levaram as pessoas a Jesus. Agora vemos que Jesus é sensível a necessidade das pessoas. Já ouvi algumas pessoas dizerem que só iriam a Jesus quando suas vidas estiverem certas [Sr. João, um moribundo num estado terminal].

A questão é que elas nunca irão por isso, pois suas vidas nunca se acertarão a parte de Cristo. Só Cristo pode salvá-las. O cego deve vir cego, o coxo, o surdo, as pessoas devem vir como estão. O médico é para eles! Venha você como está: desesperado, destruído, perdido, drogado, impuro, bêbado... Vá a Jesus e seja liberto!

3. Jesus prioriza o ensino da Palavra

Jesus toma um barco não para fugir mas para demonstrar a natureza do seu ministério.

O "pois" esclaresce: Pois curava a muitos, de modo que todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar. Eles não só o apertavam de todos os lados, mas até de cima se arremessavam sobre ele, para tocá-lo de algum modo e experimentar seus poderes milagrosos. Como um enxame de abelhas eles o envolvem, de modo que ele mal conseguia espreitar sob o peso. Este anseio descontrolado por cura, principalmente ou exclusivamente por cura, Jesus corrige com sua atitude (cf 1.37s; Jo 6.26). Ele não quer ser somente um curandeiro e, por isso, cria espaço para a proclamação do reinado de Deus que se aproximou (4.1s). Ele não é só um profeta que faz milagres (6.15; 8.28), mas o mensageiro das boas novas de que falou Isaías e é também - misteriosamente - a própria boa notícia (1.14s). [Adolf Pohl –Marcos ed. Esperença. pp108]

Jesus nunca quis concentrar seu ministério em cura e exorcismo. Era por isso que ele pede muitas pessoas a não falarem sobre suas curas pois bem sabia que as pessoas iriam a ele só por isso. E isto ameaçava sua missão como pregador da Palavra, transformando em um curandeiro ou exorcista.

Mesmo assim as pessoas foram a Jesus, e aos montes. Este anseio descontrolado das pessoas por cura gerava alguns problemas. Jesus preventivamente tratar de corrigir os possíveis efeitos que prejudicariam seu ministério.

Então ele manda providenciar um barquinho. Primeiro por questão de segurança [dele e das pessoas] e também por questão da centralidade da Pregação da Palavra.

Por meio do barco ele podia se afastar para que pudesse ser possível a pregação. Por meio do barco ele cria um espaço para o ensino. Curava sim, mas acima de tudo pregava. Sem a pregação não haverá esperança! Sem pregação não há salvação. Era a mensagem do perdão, da reconciliação, a mensagem do arrependimento, da entrega resoluta e radical a Cristo o centro do seu ministério. E é somente por meio desta mensagem que o homem é salvo.

É e exatamente por isso que ele manda os demônios se calarem. Os demônios com essa afirmação queriam deturpar o ministério de Jesus, levando as pessoas entender que o Filho de Deus é tão somente um curandeiro e um exorcista.

Jesus não aceita esse testemunho, porque é testemunho falso. Ser o Filho de Deus não é ser um curandeiro ou exorcista. Jesus determinou que se pregasse que ele era o Filho de Deus somente após a morte e ressurreição. E é o centurião que fará a afirmação correta e apropriada sobre a identidade do Filho de Deus, quando Jesus estiver na cruz!

Esta percepção diabólica atenta para o que Cristo é, ameaça a natureza de sua mensagem, é uma falso e perigoso ensino sobre Cristo. O Filho de Deus é aquele que morrerá pelos nossos pecados e ressucitará para nossa justificação.

Conclusão:

Então venha a Cristo!

Jesus convida! O próprio nome de Jesus já é um convite. Jesus significa salvador. Você é pecador, ele é salvador, você tem sede, ele tem a água da vida, você tem fome, ele é o pão da vida. Você está perdido, ele é o caminho. Você está morto, ele é a ressurreição. Vá a Cristo!

Jesus é poderoso. Ele tem todo o poder. Ele tem toda autoridade, sobre as doenças, os demônios, a miséria, a morte e as trevas. Então vá a Jesus!

Jesus é gracioso e misericordioso. Ele o ama e seu amor é transformador, restaurador. Ele demonstrou à profundidade, a grandeza, a extensão de seu amor na Cruz. Ali ele sofreu por você, sua vida foi tragada, ele foi ferido por seus pecados. Ele foi cravado na cruz por amor a você. Ele ama-o com amor eterno e infinito. Então o que você está esperando. Vá a Cristo.

Oh que neste lugar, nesta noite você sai da sua indiferença, da sua incredulidade, da sua dúvida, dos seus medos e temores e vá a Jesus. Os fariseus e herodianos se opuseram a Jesus, mas multidões foram a ele e ele as recebeu. Então vá a Jesus!

COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?

Mc 3:1-6

Introdução

Como está seu coração? Veja eu não sou cardiologista. Eu sou um pastor e pergunto como está seu coração? Por meio deste texto podemos fazer uma avaliação de como anda seu coração, visto que aqui são revelados corações [O "coração" no pensamento judeu é o lugar do pensamento, da vontade, o local de afeto]. Os estados em que o coração humano pode se encontrar. Estes dois são opostos entre si. São diferentes bem diferentes.

[Considere o contraste gritante da maneira como Jesus trata um doente e a maneira como os fariseus tratam. Esta situação é reveladora e profundamente contrastante]

Seu coração é denunciado por alguns sinais...

I. PELO OLHAR - [A Maneira como você Olha as Pessoas]

1. O Olhar dos fariseus

Eles não viram que ali estava um doente. Agiram com absurda indiferença. Na verdade há hipótese que eles estavam usando aquele doente como uma armadilha para pegar Jesus. Os fariseus não valorizavam a vida humana, mas a religião [tradições].

Se eles não viram o doente eles viram Jesus, mas de uma forma maldosa, maligna. O texto afirma que eles estavam observando para ver se teriam motivos para acusá-lo. Eles eram fiscais da vida alheia, sempre espreitando Jesus com fim de denunciá-lo.

A ironia desta cena é que eles estavam numa sinagoga, lugar de ensino, não estavam ali para aprender e nem para adorar, mas para espreitar, observar maldosamente...

Infelizmente podemos ir ao culto com intenções erradas, com propósitos carnais, pecaminoso ou mesmo diabólico. O resultado deste tipo de postura é que tais pessoas saem do culto piores do que entram.

2. O Olhar de Jesus

Jesus viu ali um doente. Um homem machucado, [amaldiçoado?], rejeitado. Ele notou e deu atenção a ele. Há pessoas machucadas, doentes de corpo e alma que convivem conosco e que nós muitas vezes não vemos, não notamos.

É terrível mas pode ser verdade, talvez seus olhos estão cegos. Talvez você esteja tão endurecido que você não consegue vê mais a dor de alguém, a solidão, a angustia, a miséria humana!

Mas Jesus vê. Alias ele vê o oculto. Ele sonda corações. Ele viu o doente e viu o coração endurecido dos fariseus. Ele notou sim aqueles fariseus viu quais eram suas intenções.

Jesus está aqui. Eu não vejo. Você não o vê. Mas Ele está aqui! [Silêncio!!!] Ele vê seu coração. Ele sonda e examina o nosso íntimo. Ele sabe por que você esta aqui. Ele entende mais do que você seu íntimo. Ele não só esta aqui mais está em todos os lugares e o vê...

Como esta sua visão? Como você tem visto? De que maneira você as pessoas? Você olha as pessoas com fim de vigiar, espreitar algum erro, observar algum defeito, notar alguma falhar? Ou você tem olha com o olhar de Jesus? Você tem observado as necessidades das pessoas, suas dores, sua miséria, sua condição espiritual?

Seu olhar denuncia o estado do seu coração, mas há outras coisas que revela o estado do seu coração, os seus sentimentos, seus afetos...

II. PELO SENTIR [A Maneira como você se sente em relação as Pessoas]

1. Os sentimentos dos fariseus

Uma dos males que a religiosidade pode nos fazer é matar nossos sentimentos, nossos afetos, nossa compaixão. O texto afirma que tinha corações endurecidos! [Mulçumanos]

Aqueles homens estavam mais preocupados em guardar suas tradições do que ver um homem livre do sofrimento. Eles não estavam zelando pela Palavra de Deus, mas por suas 39 regras, entre as quais no sábado não de podia curar um enfermo [médico], só se estivessem em caso de risco de vida. Assim valorizava mais sua religiosidade do que o a vida humana, o bem-estar ao próximo.

Temo que nossa escala de valores possa estar incorreta. Infelizmente podemos colocar coisas acima de pessoas. [Jonas 4]

Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? 12 Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. [Mt 12:11-12]

Os fariseus socorriam ovelhas [propriedade, dinheiro] e não homens. Valorizavam coisas acima de pessoas. Coisas são para serem usadas, pessoas são para serem amadas. Atualmente vemos o inverso. Tem pessoas que valorizam mais um cachorrinho de estimação do que pessoas necessitadas, aflitas, doentes. Temos mais pressa em ganhar dinheiro do que ver o perdido salvo, o doente curado, o oprimido liberto!

Sim, além de nossa visão embotada, o nosso coração pode estar endurecido, insensível e sem compaixão, sem amor pelos aflitos e necessitados.

2. Os sentimentos de Jesus

Diante disto não é a toa que Jesus reage irado. Esta ira indica a presença de satanás. Sua ira é santa, e não descontrolada, destrutiva. Sua ira é uma reação a maldade do coração humano.

Além de irado, sentiu compaixão do doente e condoído pela aquela dureza, por estarem endurecidos, cegos!

Não só o olhar, não só o sentir, mas minhas ações, minhas atitudes, revelam o meu coração. O estado em que se encontra...

III. PELO AGIR [A Maneira como Age em relação às Pessoas]

1. A ação de Jesus

Para Jesus uma vida vale mais legalismo. Jesus curou a muitos, inclusive no sábado [7]. Os fariseus estavam preocupados com leis e ritos humanos, sua religiosidade os transformara em homens perversos, distante de Deus.

Jesus pergunta: É lícito fazer o bem... Jesus resgata o significado do sábado ensinando que o bem sempre deve ser feito no sábado e o mal não.

Para Jesus, o sábado é para fazer alguma coi¬sa, naturalmente o bem. O sábado pretende ser uma festa de amor a Deus e aos outros. O conceito farisaico de descanso atrofiara em relação ao conceito bíblico. Deus descansou no sétimo dia, mas não por ter ficado esgotado com a criação, mas por ter "terminado no dia sétimo a sua obra" (Gn 2.2), tê-la levado ao seu ponto culminante. Por isso ele abençoou o sétimo dia, isto é, encheu-o de forças vitais.

O sábado é para fazer o bem, é uma festa de amor ao próximo e a Deus. O sábado não é a liberdade para não fazer nada, é a liberdade da preocupação pela a produtividade. Quando não faço nada faço o mal, pois o não fazer o bem é um mal [Tg 1:17]. Não outra saída: ou você faz o bem ou faz o mal

Jesus fez ali um grande milagre! Jesus o curou de uma forma imediata. Jesus pode fazer o impossível acontecer. O irônico mais uma vez é que eles viram, e não creram.

2. A ação dos fariseus

Ali estava um grupo de homens, em pleno sábado, dia de adoração ao Senhor, de servir o próximo e amá-lo, maquinando o mal, mancomunando-se com os herodianos para executarem Jesus, destruírem sua vida.

Os herodianos eram um partido político que defendia a restauração ao trono da família de Herodes , o grande. Eles apoiavam o domínio de Roma sobre a Palestina. Isto conflitava com os direitos dos judeus. Eles não tinham nada em comum, eram cão e gato. Mas Jesus se tornou uma ameaça a ambos. Aos fariseus Jesus os confrontava contra sua falsa religiosidade e liderança espiritual, aos Herodianos era uma ameaça as suas ambições de poder voltar ao trono. Assim esses inimigos se unem para tramarem a morte de Cristo. O ódio e as ambições uniram dois grupos rivais.

Que ironia enquanto que Jesus esta curando fazendo o bem no sábado, eles estavam usando o sábado para fazerem o mal, logo, quem quebrou o sábado foram os fariseus!

“O melhor tempo para socorrer alguém é quando este esta passando por uma necessidade” [Hernandes Dias Lopes]

Ninguém deve hesitar em fazer o bem, e exercitar misericórdia, em aliviar a dor!

Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.[Pv 3:27]

Na realidade Jesus bem sabia que aquela cura incorreria em sua morte. A partir dali eles determinaram que Jesus deveria morrer.

Fazer o bem tem seu preço, no caso de Jesus foi sua própria vida. Ele não se acovardou de fazer o bem mesmo consciente que isto despertaria a maldade e o levaria a cruz!

O amor de Jesus pela humanidade deformada é maior que sua própria segurança e bem-estar. Jesus se dispõe a morrer para salvar aquele homem.

Jesus deu a vida não somente por aquele homem, mas por você. Ele se entregou por você. Para trazer liberdade e vida e tinha que morrer. Ele não poupou a si mesmo. Sua morte trouxe vida. Ele foi perseguido, humilhado, preso, acoitado, cuspido, surrado, crucificado por amor a você. Na verdade você é aquele homem da mão mirrada!

Conheço o estado do meu coração pela maneira como vejo as pessoas, o que sinto ao vê-las e bem ou mal que faço em prol delas.

Conclusão:

Então volto a perguntar: Como está seu coração? Diante da exposição, que coração você possui. Um coração endurecido, religioso, legalista, cego, indiferente, odioso, maldoso, maligno, omisso, ardiloso. Ou o coração como o de Jesus. Que vê a dor alheia, que se preocupa com o próximo, que sofre e se condói pela dureza e pela miséria humana, que paga o preço por fazer o bem?