terça-feira, 23 de junho de 2009

UMA FÉ TRIUNFANTE

Mc 5:21-23;35-43

Introdução:

O elo condutor que liga as histórias são aspectos da vida que estão além do homem, mas no controle e na autoridade de Jesus. Assim é com a tempestade, o endemonhiado, a mulher hemorrágica (doença incurável) e agora a própria morte. Nem a morte o último inimigo a ser vencido. O preço terrível do pecado, sim o destruidor de sonhos e o separador de vidas, nem mesmo a terrível e horrenda morte esta acima do poder e da autoridade do Senhor. Se o elemento que une as histórias do capítulo 5 é a autoridade de Jesus, o aspecto une os textos, aos quais se acham sobrepostos é a fé. O toque da fé daquela mulher a curou, a fé vitoriosa daquele homem levou Jesus a tocar aquela menina e devolvê-la a vida! Qual é então a natureza desta fé triunfante...

I. É A FÉ EXPRESSADA EM MEIO AO DESESPERO NA VIDA

A fé não pode ser ocultada, ela se revela, ela se expressa em atos, ações e ou expressões. Veja três questões sobre a expressão da fé...

1. A quem é expressa a fé? A Jesus

A questão central não é fé em si mesmo. Fé na fé, fé em outra coisa ou objeto é uma fé espúria. A fé para ser verdadeira depende do objeto, em quem você tem fé!

Jairo tinha uma causa e isto o levou a Jesus. Sua filhinha estava à morte. Lucas afirma que era filha única com 12 anos. Idade que chamaríamos hoje de pré-adolescente, ou seja, no desabrochar da vida.

Embora não dito é logicamente pressuposto que ele não via outra solução, então busca Jesus com urgência, com desespero no coração. O sofrimento é uma via, que muitas vezes nos leva a Deus. É a voz de Deus! Ele crê que Jesus ao ir e tocar nela ela será curada. Ele confia em Jesus.

2. Quem expressou a fé?

Ele era o chefe da sinagoga, um líder comunitário. Responsável pelo ensino religioso. Ele lidera o culto na sinagoga, portanto muito respeitado da comunidade. Um homem famoso e rico. Tinha empregados (v.35) e sua casa demonstram sua riqueza (38-40). Sua riqueza e influência não o livraram do sofrimento (Ils. Pão e Palavra e o 10 mandamento). Os ricos morrem também! A dor e o sofrimento não escolhem classe social. Então ele vence esta barreira! O orgulho é a maior barreira que um homem tem diante de Cristo.

Um médico desesperado que me procurou – seu casamento havia acabado, estava sem poder exercer sua profissão, seus filhos não queriam mais nem vê-lo, completamente transtornado me procurou. Recebi e compartilhei a pessoa de Jesus e por fim chamei-o ao arrependimento e a conversão. Ele hesitou afirmando que não estava preparado. Então eu disse, não é que você não esteja preparado é que você esteja imaginando o que dirão outros de sua classe ao vê-lo convertido! Na verdade é o seu orgulho que não o deixa ir a Jesus. Sua resposta, foi honesta, mas profundamente triste. Sim é verdade, é meu orgulho e minha vaidade!

3. Como expressou a fé?

O texto afirma que ele foi a Jesus e se prostrou humilhado, face ao chão, um nobre, com rosto em terra diante de Jesus. Ali, não exigiu, mas pediu e suplicou com fé e perseverança. Não apelou por ser nobre ou rico. Estava humilhado ali diante de Jesus!

Eu espero e oro para que nós possamos ter esse coração sempre humilhado, quebrantado! Ó como eu gostaria que o Espírito Santo do Senhor fosse copiosamente derramado sobre todos nós e varresse de nosso coração toda altivez! Todo orgulho! Alguém disse – Não há lugar na terra mais alto do que está aos pés de Jesus! Aqueles que um dia caíram aos pés de Jesus estarão para sempre com Ele!

Não temos nenhum direito diante do Senhor. Devemos reconhecer sempre nossa absoluta e total miséria, nossa pequenez e nossa gritante e profunda necessidade do Senhor frente as lutas e adversidades da vida.

Este homem diante de seu poder e riqueza se acha profundamente desesperado, impotente frente à dor de ver a filha enferma. Talvez aquela dor é maior e mais agonizante do que se fosse nele mesmo. Diante daquele quadro ele vai a Jesus e abre mão de todo orgulho, de toda fama, de todo o prestígio e se ajoelha prostrado, certamente profundamente abatido e desesperado e suplica por um milagre!

II. É A FÉ TESTADA EM MEIO AO DESESPERO NA VIDA

Esta fé que se expressa também é testada. A fé muitas vezes recebe provas, choques e reveses a fim de ser fortalecida, aperfeiçoada e firmada. Quais alguns testes da fé?

1. É testada pelo imprevisto ou tempo

Enquanto a mulher hemorrágica recebia graça, o pai da menina vivia o inferno. Imagine a aflição que sobreveio ao coração de Jairo quando Jesus teve que interromper a caminhada à sua casa para assistir aquela mulher. Seu caso é urgente. Sua filha estava por um fio!

Mas nada esta fora do controle, os imprevistos da vida não são acidentais ou sem sentido. Jesus não está tratando apenas da mulher, mas de Jairo. A demora é pedagógica. Algumas vezes pensamos que Jesus se atrasa.

Quando Jesus chegou a Betânia, Lázaro estava sepultado 4 dias. Marta achou que Jesus estava atrasado, mas não estava. Lázaro foi ressuscitado! Nada apanha Jesus de surpresa. Nada frustra os propósitos de Deus. Deus parece que se atrasa, mas ele está no controle de tudo!

2. É testada pela má notícia ou incredulidade

Jairo recebe a notícia que ele não queria jamais ouvir. Sua filha morreu! Agora é tarde, não adianta mais incomodar o mestre! Acabou não há mais jeito! Na visão de todos, a esperança que é a ultima que morre, morreu!

A causa parecia perdida. Ali foi a pá de cal na fé de Jairo. Tudo está acabado. O mundo caiu, desabou. Mas Jesus não reconhece a morte como tendo a palavra final, vem com a palavra de fé e afirma: “Não temas, crê somente”. Um comentarista observa que em Marcos fé não resulta de milagres (o povo do Egito) mas os milagres vêem da fé. A fé é um milagre!

Há momentos na vida que a fé é testada profundamente. Ali se sentimos profundamente impotente frente a realidades. Vêem as más notícias, e elas nos abalam, mas jamais abalam o Senhor. Elas põem fim aos nossos recursos, não do Senhor! O Senhor tem sempre resposta!


Foi C. S. Lewis que afirmou que o grande inimigo da fé não é a razão, é as emoções. Jairo foi abalado. A morte impõe este pavor. Imagine o que veio ao coração de Jairo quando chegou a notícia. Fim da esperança! Mas Jesus veio com uma Palavra de esperança, e diz continue a crer, não temas, crer, crer, crer!

Deixo também esta palavra para você. Não importa a circunstâncias – Creia! Não importa notícias ruins, creia, sempre! A fé é preciosa, não abra mão dela, guarde-a como um tesouro precioso. Termine a vida honrando sua fé. Proteja-se de naufragar. Zele pela fé. Alimente-a e a fortaleça sempre. Não deixe sua fé esfriar, não permita que nada esmoreça sua fé, nada e ninguém!

III. É A FÉ RECOMPENSADA EM MEIO AO DESESPERO NA VIDA

1. Porque Jesus se importa conosco (seu amor)

Jesus se importa com pessoas. Ele atravessou o mar por causa de um oprimido. Ele ouve atende o apelo de um pai em desespero. Ele cura uma mulher hemorrágica. A sua causa toca-lhe. Warren Wiersbe observa três palavras de Jesus.

a. Palavra de Fé (v.36)
b. Palavra de Esperança (v.39)
c. Palavra de Poder (v.41)

2. Porque Ele tem poder (seu poder)

Jesus ao ser informado da morte afirma que ela dorme. Ela de fato morreu e Jesus sabe. Mas sua leitura não é pela ótica da medicina, não é um diagnóstico físico, mas uma perspectiva teológica. Para muitos a morte é o fim. Mas a morte não e permanente. Ele vai trazer a vida. A morte, nem ela, encurva a Deus, por ele é Deus de vivos não de mortos. Para Deus tudo é possível.

É o homem que olha uma situação e afirma “não tem jeito” ou “impossível”. Mas Jesus olha para o mesmo quadro e é capaz de mudar completamente o que para nós não tem jeito.

A morte é terrível, mas Jesus é o que detém a chave da morte! Um dia será tragada! Ali cantaremos o cântico de vitória: “Onde está, ó morte...” (I Co 15).Então entrou naquele quarto e através de sua palavra ressuscitou a menina.

Por que usou aramaico? Porque era língua nativa, mas era uma palavra cheia de afeto e amor. Sem encantamento, sem mágica, sem grito, apenas uma Palavra! A grande obra de Jesus é atualmente erguer da morte espiritual muitas vidas, ele quebra as cadeias do pecado e arranca o homem das mãos de Satanás.

Ele é capaz de arrancar o desespero e o lamento e conceder a alegria e a paz! Quando ele esta presente e age a alegria toma lugar do medo, a paz vence a desesperança, a morte da lugar a vida.

Conclusão: A carta de Jefferson!