quinta-feira, 24 de junho de 2010

CALENDÁRIO CLASSE TIMÓTEO

Livros:

TEOLOGIA SISTEMÁTICA [Atual e Exaustiva] – Waine Grudem - Ed. Vida Nova [Abreviatura -TS]

PREGAÇÃO PURA E SIMPLES – Stuart Olyott – Ed. Fiel [Abreviatura - PPS]


DATA HOR. ATIVIDADE LOCAL TIMÓTEO
18/06 19:30h Aula Introdutória IBF Todos
25/06 19:30h Introdução a Teologia Sistemática IBF Todos
02/07 19:30h Ler e resumir cap.2 e 3 TS IBF Todos
09/07 19:30h Pregação – O que é pregação? [Cap. 1 PPS] IBF Pr. Luiz
14/07 19:30h Direção, Pregação e Avaliação IBF Preg. P. André
21/07 19:30h Direção, Pregação e Avaliação IBF Preg. Marciano
28/07 19:30h Direção, Pregação e Avaliação IBF o Preg. Ricardo
06/08 19:30h Ler e resumir cap. 4 TS IBF Todos [Marciano]
13/08 19:30h Pregação – Exatidão Exegética [Cap. 2 PPS] IBF Pr. Luiz
20/08 19:30h Ler e resumir cap. 5 TS IBF Todos [Sidarta]
27/08 19:30h Pregação e Avaliação IBF Josenaldo
03/09 19:30h Ler e resumir cap. 6 TS IBF Todos [Joir]
04/09 A tarde Evangelismo em Hospital A decidir Todos
10/09 19:30h Pregação – Conteúdo Doutrinário [Cap. 3 PPS] IBF Pr. Luiz
17/09 19:30h Ler e resumir cap. 7 TS IBF Todos [Hugo]
24/09 19:30h Pregação – Estrutura Clara [Cap 4 PPS] IBF Pr. Luiz
01/10 19:30h Ler e resumir cap. 7 TS IBF Todos [Anailton]
08/10 19:30h Pregação e Avaliação IBF Sidarta
15/10 19:30h Ler e resumir cap. 8 TS IBF Todos [André]
22/10 19:30h Pregação – Ilustrações Vívidas [Cap 5 PPS] IBF Pr. Luiz
29/10 19:30h Pregação e Avaliação IBF Edilson
05/11 19:30h Pregação – Aplicação Penetrante [Cap. 6 – PPS] IBF Pr. Luiz
12/11 19:30h Pregação e Avaliação IBF Hugo
15/11 16:00h Pregação e Avaliação IBF Joir e Anailton
19/11 19:30h Pregação – Pregação Eficiente [Cap. 7 - PPS] IBF Pr. Luiz
26/11 19:30h Pregação – Autoridade Sobrenatural [Cap. 8 - PPS] IBF Pr. Luiz

CLASSE TIMÓTEO

CLASSE TIMÓTEO

PROPÓSITO: Formar Pregadores da Palavra de Deus

ENSINO

1. TEOLOGIA SISTEMÁTICA

1.1. Teologia Sistemática I [A Palavra de Deus]
1.2. Teologia Sistemática II [A Doutrina de Deus]
1.3. Teologia Sistemática III [A Doutrina do Homem]
1.4. Teologia Sistemática IV [As Doutrinas de Cristo e do Espírito Santo]
1.5. Teologia Sistemática V [A Doutrina da Aplicação da Redenção]
1.6. Teologia Sistemática VI [A Doutrina da Igreja]
1.7. Teologia Sistemática VII [A Doutrina do Futuro]

2. INTRODUÇÃO BÍBLICA

2.1 Introdução ao VT
2.2 Introdução ao NT

3. HISTÓRIA DA IGREJA
4. PREGAÇÃO BÍBLICA
5. ACONSELHAMENTO CRISTÃO
6. LIDERANÇA CRISTÃ

PRÁTICA

1. Vida Devocional: Ler a Bíblia Anualmente, Vida de Oração Regular e Culto Doméstico.
2. Ler Livros e Apostilas [Resumos e Resenhas]
3. Pregar e Ensinar [Hospitais, Jovens, Retiros, Reuniões, Culto de Oração, EBD e Culto Dominical,Pão e Palavra, etc]
4. Direção de Cultos
5. Aconselhar ou Discipular [Novos Convertidos, Casais, etc]
6. Participar das Reuniões da Liderança
7. Liderar PGs [Pequenos Grupos]


OBSERVAÇÕES

1. Compromisso, Unidade e Perseverança
2. O tempo previsto para o término da Classe Timóteo é de acordo com o ritmo das atividades teóricas e práticas.
3. Para o crescimento do aluno indicarei sempre cursos, conferências, simpósios e palestras para que possa participar.
4. Timóteos: Sérgio, Sidarta, Joir, Marciano, Anailton, Paulo André, Ricardo, Edilson, André, Josenaldo.

OS SINAIS DOS TEMPOS

OS SINAIS ou O PRINCÍPIO DAS DORES

Mc 13:1-13

Os discípulos ficaram e sua admiração do Templo. O Templo de Jerusalém era de fato considerado uma maravilha feita em mármore e ouro. Localizado numa colina, sendo o centro da vida nacional, é o símbolo da relação com Deus e a nação. Aquele discípulo não estava apenas admirado pela arquitetura do templo, mas expressava sua admiração pela sua religião, cria numa religião divina e indestrutível.

Só que para Jesus, o templo e o sistema que ela representa não são vistos assim. Ele entrara e saíra [11:11], ele purifica o templo [11:15]. O templo e o que ele representa havia sido corrompido, a liderança e seus ensinamentos. Então Jesus é categórico: Não ficará pedra sobre pedra. Deus julgará Israel. Jesus portanto prepara o coração dos discípulos para o futuro.

Já no monte das Oliveiras os discípulos perguntam detalhes deste fato. Jesus usa tal pergunta para revelar o panorama de Deus sobre o futuro não só de Israel, mas do mundo. [Ils. Câmera fotográfica]. O tom não é promissor, a marca é adversidade e circunstâncias difíceis. O panorama é pessimista e cinzento.

Sobre a profecia da destruição do templo ocorreu no ano 70 d.C. quando os romanos liderados pelo general Tito invadiram Jerusalém. O tempo foi destruído. Cerca de um milhão de judeus morreram. Era Páscoa. Israel deixou de existir como nação. Foi um ataque impiedoso, onde morreram crianças, mulheres e velhos.

Objetivo de Jesus não foi satisfazer a curiosidade sobre o futuro (ou a nossa), mas encorajar a fé e ajudar seus discípulos a enfrentar os desafios do futuro. [Um fotógrafo tem a capacidade de captar dois objetos]

OS DISCÍPULOS DE CRISTO DEVEM ENFRENTAR O FUTURO COM PRECAUÇÃO E SABEDORIA; SUAS VIDAS DEVEM SER CONTROLADAS PELA PALAVRA DE DEUS EM VEZ DAS CIRCUNSTÂNCIAS.

Então, como vamos reconhecer os sinais dos tempos? Devemos ter um olho na Palavra e um olho no mundo.

Um turista parou num posto de gasolina e viu um pedaço de corda pendurado e uma placa que dizia: Previsor do Clima ou Medidor do Tempo. Como é possível você prever o tempo com um pedaço de corda?" Perguntou o turista. "É simples, meu filho", respondeu o dono do posto. "Quando a corda oscila para trás, é muito vento, quando ele se molhar, está chovendo, quando estar congelada, está nevando, e quando some é um furacão ou tornado!" Os sinais de Jesus são simples assim, basta abrir olhos e vê.

I. ENGANO RELIGIOSO

Jesus inicia seu sermão sobre sua vida com uma expressão de atenção. “Vede”, estais alerta, abram os olhos. Haverá no decorrer dos anos experiências traumáticas, portanto alerta! Então ele chama a atenção da presença do engano religioso. Algo muito sutil e que facilmente leva as pessoas ao erro. Este é o primeiro sinal a promoção do engano, do erro, da falsa religião.

Na ausência de Cristo muitos reivindicarão ser o Messias. E tentaram enganar as pessoas. Há dois “muitos” significativos, o primeiro é que serão muitos que enganarão e muitos que serão enganados. Terão sucesso neste projeto. O êxito de uma religião não dá a ela o status de verdadeira, o que diz que um sistema religioso é verdadeiro ou não é se está fincado na Palavra de Deus.

Notoriamente os homens são seres religiosos. Isto é um fato incontestável no coração humano. Ele percebe [anseia] por uma relação mais profunda com Seu criador. Essa tentativa leva o homem a criar sistemas para tentar restaurar essa relação, a religiosidade humana é um prova desta tentativa.

Muitos, ao longo dos séculos, conscientes deste fato exploraram muito bem este aspecto. E semearam falsas religiões. Jesus adverte: “Esteja alerta com respeito ao crescimento de falsas religiões e o poder letal de enganar as pessoas. Cuidado haverá a presença do espúrio, o engano proliferará, a mentira será semeada e frutificará e causarão danos. Surgirão falsos messias, profetas, pastores, cristãos, haverá a promoção de um falso evangelho. Um falso cristianismo, cópias falsificadas serão feitas e espalhadas. Um outro evangelho, um novo evangelho e um falso evangelho crescerá.”

Antes da vinda de Cristo a fé verdadeira concorrerá coma a falsa. Haverá apostasia, abandono da fé verdadeira em promoção da falsa. O engano religioso vai estar em alta. Surgirão falsos ensinamentos, novas heresias, novas seitas, novas doutrinas, novas igrejas se multiplicarão. A falsidade estará em alta, falso evangelho, falsas doutrinas, falsos mestres, falsos milagres, falsos pastores. Não se engane!!!

Vivemos hoje a explosão da falsa religião. Proliferam-se mais e mais qual epidemia formas de cultos, de ensinos, de doutrinas. As conseqüências deste tipo de sinal é pior do que de todos. Por isso Jesus inicia os sinais com ele. O engano religioso causa um prejuízo eterno, é pior do que fome, guerras ou doenças.

É por isso que eu e você precisamos estar fundamentados na Palavra de Deus. Precisamos estar familiarizado com o que a Bíblia diz e com suas verdades. E você pode estar vivendo no engano, somente a Palavra de Deus é a luz que ilumina a mente mediante o poder do Espírito Santo a fim de trazer libertação do engano religioso que além causar um mal eterno, não é algo simples de se desvincular.

II. GUERRAS

O Império Romano tinha desfrutado de uma medida de paz por muitos anos ... mas não iria durar. Jesus então profetiza o aumento progresso de guerras e rumores ao longo da história humana. Nos últimos 3421 anos de história registrada apenas 268 viram nenhuma guerra.

Ao longo da história humana tem havido 13 anos de guerra para cada ano de paz. Desde de 1945 o número de guerras aumenta vertiginosamente. Desde então catalogou-se 300 guerras no mundo. Embora haja uma intensa luta e um busca por tratados de paz, o uso da diplomacia a fim de se amenizar os ânimos, o último século foi, mesmo assim batizado de o século da guerra. Só em guerras nos últimos 100 anos morreram mais de 200 milhões de pessoas.

Afirma-se que 50% dos cientistas no mundo [500 mil] estão a serviço de pesquisas em armas de destruição, 40% dos recursos das nações são destinados a pesquisa e fabricação de armas. Gasta-se mais de um trilhão de dólares por ano em armas e guerras. Com este dinheiro a fome, o saneamento básico, a saúde pública e a questão da moradia do terceiro mundo estariam resolvidas.

Na 1ª. guerra mundial [1914-1918], morreram 30 milhões de pessoas. Cerca de vinte anos depois, no mesmo palco se deflagrou a 2ª. guerra mundial que ceifou 60 milhões de pessoas. Inclui-se aqui o lançamento de enola gay em Hiroshima e Nagazagui. Nesta guerra foram gastos mais de 1 trilhão de dólares. A tal ponto que o sec. XX foi batizado como o século da guerra.

Hoje, o clima é bem tenso, apesar de todo o esforço de ONG e pacifistas em busca da paz. Há um “rumores de guerra” entre os países mulçumanos e potencias ocidentais. Creio claramente que esta tensão tal como um panela de pressão aumenta dia-a-dia e vai explodir. Diferente do arsenal bélico da 1ª. e 2ª. guerra, um conflito de proporções mundiais certamente incluirá armas atômicas, nucleares, químicas e biológicas. Perguntou-se a Einsten como seria a 3ª. guerra mundial. Ele afirmou que não saberia responder, mas que responderia como seria a 4ª. Como então? Seria com machados e tacapes nas mãos.

Atualmente vemos conflito no oriente médio [Israel e os países árabes], mas também há conflitos em Ruanda, Albânia, Kosovo, Chechenia, Sudão e diversos conflitos tribais na África. A própria copa está sob tensão de possíveis atentados contra alguns países.

O mundo já presenciou diversas guerras com diversos causas, que vão desde guerras por propriedades, riqueza até por ideologias e religião.

III. TERREMOTOS

Terremotos sempre existiram, no entanto o quadro aponta para um aumento crescente. Tufões e maremotos tem sepultado cidades inteiras. Desde do épico terremoto no sec. I quando a cidade de Pompéia, na Itália foi sepultada até o mais recente no Chile.

Os quadros abaixo dão uma idéia do aumento vertiginoso tanto de quantidade como de intensidade e de destruição.




ANO TERREMOTOS MORTES
2003 31419 33819
2004 31194 228802
2005 30478 82364
2006 29568 6605
2007 29685 712
2008 31777 88011
2009 14792 1787
2010 7799 225492

Destaco alguns que estão bem recente na memória de muitas pessoas:
- 26 dezembro 2004.- A ilha indonésia de Sumatra é devastada por um sismo de 8,9 graus, com epicentro em Aceh, que causa mais de 280.000 vítimas mortais em doze países da Ásia e África. As nações com mais vítimas foram Indonésia (121.219 mortos) Sri Lanka (pelo menos 39.000), Índia (aproximadamente 11.000) e Tailândia (5.313, sendo 2.171 estrangeiros). [alterou a rotação – tempo]

- 12 maio 2008.- Wenchuan, China, é o epicentro de um sismo de 7,8 graus, que deixa 90.000 mortos.
- 12 janeiro 2010: Haiti mais pobre das Américas sofre os estragos de um terremoto de 7,0 graus na escala Richter, o pior em sua história. Deixando mais de 230 mil mortos e 2 milhões de desabrigados.
- 27 de fevereiro de 2010: Um tremor de magnitude 8,8 devastou o centro-sul do Chile e causou vários tsunamis na pior tragédia do tipo desde 1950. Segundo o balanço mais recente do governo, foram 486 mortos e 79 desaparecidos no tremor, que deixou ainda mais de 2 milhões de pessoas e causando danos materiais estimados em US$ 30 bilhões (R$ 53,8 bilhões). [alterou a rotação – tempo]
Sem falar dos furacões e maremotos que abalam a estrutura da terra. No século xx foi o de maior número de terremotos. A natureza geme entrando em convulsão. Assistimos o aquecimento global e o derretimento das geleiras provocando inundações. O universo está em colapso. Uma leitura de Ap. 6 revela que na grande tribulação as colunas do universo serão abaladas. Tudo que é sólido é balançado. O homem tentará buscar lugar seguro, desesperado, tentado fugir de Deus e de sua ira.

A promessa da Palavra é que quando Cristo voltar ele trará harmonia na natureza, libertará ela de seu cativeiro e renovará a terra. [Rm 8:21]. Perceba que esta palavra se cumpre.

IV. FOMES

A fome é um subproduto da guerra e terremotos [pestes, citadas por Mateus]. Gasta-se mais de 1 trilhão de dólares em armas de destruição, dinheiro que resolveria a fome do mundo. A fome mata mais que a guerra. Ela é fruto do egoísmo, ambição, desperdício e má distribuição. Enquanto alguns acumulam muito, outros nada têm para comer.

Eis o que nos dizem as estatísticas:
- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo e 1 bilhão passa fome. Uma pessoa a cada sete passa fome no mundo.
- Morre-se cerca de 24000 pessoas de fome por dia, sendo que são 11 mil crianças. Há 150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos (uma para cada três no mundo);
V. PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA [v.9,11-13]
A vinda de Cristo será precedida por um tempo de muita angústia e dor. Jesus fala da perseguição iminente sob os apóstolos, mas ao mesmo tempo aponta para a perseguição que se seguirá na história e em especial com maior intensidade na iminência de sua vinda.

Quem esteve no DIP, sabe que há vários países que perseguem impiedosamente os cristãos por causa de sua fé. O tempo do fim a perseguição será mais aguda e intensa. A perseguição dos cristãos foi sempre um meio que o inimigo usou para destruir a igreja, mas que Deus na sua soberania e sabedoria permitiu para purificar a igreja e adorná-la. Sabemos que o fogo purifica o ouro e o deixando mais valioso.

Ao longo da história os cristãos fiéis foram perseguidos pelos judaizantes, romanos, nazismo, comunismo e islamismo, além de governos totalitários e as perseguições por parte de outras religiões como o catolicismo [NE]. A igreja cresceu regada pelo sangue de mártires, que derramaram seu sangue pela fé em Cristo e por amor a verdade da Palavra.

Jesus fala de dois tipos de perseguição a oficial [9-11] e a pessoal [12-13]. Não precisamos temer, pois mesmo que Deus não nos livre da perseguição, ele nos livrará na perseguição. Ela proporciona a pureza da igreja, poder ao evangelho e belos testemunhos.

O Espírito está sob a igreja perseguida. [v.11] O Espírito não se manifestará e nem será derramado onde pecado, egoísmo, desamor, divisão. Mas Ele será manifestado onde houver dor e perseguição para proporcionar poder e sabedoria para o testemunho da fé.

Porque somos perseguidos? Por causa do nome de Cristo. [13]. Eu não estranho quando um cristão não está sendo perseguido [palavras, críticas e piadas], pois é isso que sempre deve ocorrer. Toda vez que nos identificamos com Cristo seremos perseguidos [Jo 15:20].

John 15:18-21 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.

ARA 2 Timothy 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

1 John 3:13 13 Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia.

Matthew 5:10-12 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

Portanto até que Cristo venha ódio, perseguição virá sobre a igreja. A humanidade será afligida de maneira geral [guerra, terremotos e fomes], mas a igreja será perseguida, odiada até que cumpra sua missão e Cristo volte!

VI. A PREGAÇÃO DO EVANGELHO AS NAÇÕES

Jesus disse que o evangelho deve ser pregado a todas as nações.

1. O que deve ser pregado é o evangelho. O verdadeiro evangelho, não o falso evangelho, o evangelho de Cristo, o evangelho da Cruz, da Graça! O evangelho é a boa nova que por meio da fé em Cristo o homem pode ser perdoado, justificado, reconciliado, salvo e ter vida eterna.
2. O evangelho deve ser pregado a todas as nações. Jesus não falou que ele voltaria quando todos se convertessem ou quando todos ouvissem o evangelho. Aqui não é toda unidade política, nem todas as pessoas, mas toda etnia. Cristo não morreu para salvar a todos, mas morreu para salvar os eleitos de todas as nações.

Revelation 7:9-10 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; 10 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.

Revelation 5:9 E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

A igreja deve fazer missões, indo, orando ou contribuindo. O que caracteriza que o evangelho foi pregado – uma igreja plantada!
3. A pregação do evangelho é um mandamento. Jesus condicionou sua vinda a pregação do evangelho. Jesus disse é necessário. A evangelização das nações é um sinal que precede a volta de Cristo

A GRANDE TRIBULAÇÃO

Mc 13:14-23

Introdução:

Os discípulos haviam perguntado sobre quando e que sinais [v.3]. Jesus [5-13] falara de muitas perturbações, mas não era o fim, apenas as dores do parto. Haveria a proclamação do evangelho as nações e a perseguição que se daria sobre os discípulos de Cristo, a perseverança era uma evidência de sua salvação. Então virá o fim [13]. Mas fim de quê? De Jerusalém? Do mundo? O texto requer especial atenção. O v. 24 fala da volta de Cristo após a referida tribulação, mas 14-18 fala do que acontecerá na Judéia. Em Lc fala-se até de Jerusalém sitiada por exército [Lc 21:20]. Como devemos interpretar essas palavras.

1. Teoria – Uns afirmam que 14-18 refere-se a desgraça em Jerusalém no ano 70 d.C. e o restante 19-23 a GT que ocorrerá antes da vinda de Cristo. É impossível separar o texto, v.18 está ligado ao 19.
2. Teoria – Todo o texto refere-se a queda de Jerusalém no ano 70 d.C. No entanto houve uma tribulação terrível e maior que esta do ano 70 d.C. Quando na II Guerra Mundial Hitler assassinou 6 milhões de judeus. Não podemos esquecer de Guestapo, Auschwitch, Fueher. Além do mais Jesus não voltou após aquela tribulação do ano 70. [v.24-26]
3. Teoria – O texto refere-se totalmente ao futuro, a grande tribulação que precederá a volta de Cristo, ele nada fala sobre a queda de Jerusalém em 70 d.C. Mas vemos claramente que Lucas faz referência a Jerusalém [Lc 21:20]

Então como interpretar tais palavras?

Estamos lendo um texto profético. E o texto profético possui características singulares que devemos reconhecê-las para que possamos interpretá-las corretamente.

1. Dois ou mais acontecimentos são visto como um só

Deve-se reconhecer a possibilidade de um intervalo de tempo entre estes acontecimentos. Algumas profecias do futuro próximo são colocadas no pano de fundo do futuro final, elas são apresentadas unidas, misturadas, mas na realidade estão separadas, as vezes nem mesmo o autor da profecia tinha noção desta separação. Ou seja há na profecia a possibilidade de um intervalo de tempo.Duas profecias numa mesma passagem.

Um viajante vendo uma cadeia de montanhas de longe. Ele vê tudo junto e não percebe que estão de fato separado. Ao longe [futuro] a profecia é vista como um todo, mas de perto ela esta separada. Um exemplo: Isaías 61:1,2

2. Reconheça a possibilidade de um cumprimento duplo

Uma profecia pode se repetir em tempos diferentes. Um cumprimento parcial e um segundo cumprimento pleno. Exemplo é Is 7:14-16, Mt 1:22-23

Assim este texto profético deve ser examinado sobre esta perspectiva. Ele não é só passado e nem só futuro, ele é ambos. Há um cumprimento duplo

I. A GRANDE TRIBULAÇÃO – OLHANDO PARA O PASSADO [Ano 70 d.C]

1. O Abominável da Desolação

O sacrilégio desolador é falado por Daniel [quem lê entenda] [Dn 9:27, 11:31, 12:11] e trata da perseguição sobre o povo de Deus. Teve 2 cumprimentos.

a. Antioco Epifânio em 168 a.C. Ele sacrificou um porco a Zeus no altar do templo de Jerusalém. Fato que provocou a guerra dos Macabeus. Perseguiu, matou, blasfemou! Daniel não só falou daquela época... Ele desolou e abominou o templo. No entanto este oráculo divino se repetiu...

b. Legiões Romanas em 70 d.C. invadiram Jerusalém e destruíram o templo. Eles colocaram uma imagem do imperador e sitiaram Jerusalém. Aqui Jesus responde quando [que sinal] ocorrerá para a iminente destruição do templo. Então Jesus fala do abominável da desolação. Lucas faz menção e explica [Lc 21:20-24]. Este marcará a derrota dos judeus e a destruição do templo.


2. As Orientações de Cristo
Jesus oferece portanto orientações preventivas para lidar contra aquela perseguição. Quando os romanos invadiram Jerusalém, 70 d.C. todos que estavam pereceram. A única maneira era fugir. Os judeus fizerem o contrário do que Jesus havia lutado, eles foram em direção a Jerusalém para lutar por ela, o que tornou-se um verdadeiro banho de sangue. Enquanto os cristãos sabedores da profecia fizeram o contrário. Eusébio, historiador, afirma que os cristãos por causa da profecia fugiram e refugiaram-se em Pella da Peréia. [Teoria]

O coração compassivo de Cristo é revelado aqui, Jesus recomenda não perder tempo, não se atrasar, buscar salvar a vida [Ló]. Ele percebe a situação terrível em que as mulheres terão que enfrentar, principalmente as grávidas [os romanos matavam e abriam o ventre], a dificuldade de fuga aumenta com criança e devido a inverno.

3. O tempo de grande sofrimento [19-20]
Este tempo foi descrito por Jesus como dias terríveis [19]. Deus estava punindo o povo de Israel e usando o exército romano como instrumento seu.
4. O perigo da sedução [21-23]
Também é relato por Josefo que falsos profetas por ocasião da queda de Jerusalém .

Este episódio no entanto não pode ser apenas interpretado como algo passado, temos que perceber que este oráculo profético aponta para o futuro. A Grande Tribulação em Jerusalém é um tipo da Grande Tribulação sobre o mundo que antecede sua vinda.

II. A GRANDE TRIBULAÇÃO – OLHANDO PARA O FUTURO

1. Abominável da Desolação

Esta profecia se cumprirá ainda no futuro. Há um cumprimento por vir. O anticristo cometerá um sacrilégio [abominação], exigindo adoração de si mesmo como fosse Deus

O espírito do Anticristo já opera no mundo. [I Jo 2:18, 2:22, 4:3] Ele se opõe e se levanta contra tudo o que é Deus. Só que nos momentos finais que antecede a volta de Cristo este espírito vai se encarnar num homem. [II Ts 2:1-6]

O Anticristo não é um partido, uma religião. É um homem sem lei, uma espécie de encarnação de Satanás, que vai agir com grande força e poder. Vai governar com mão de ferro. Vai perseguir e muitos salvos vão selar seu testemunho com a própria morte. [Ap 13:7].

Contudo no auge do seu poder, Cristo o matará [II Ts 2:7-8]. Ele será quebrado sem esforço humano. Numa batalha final chamada Armagedom.

2. Sofrimento Incomum [v.19]

Os filhos de Deus sempre experimentaram durante a vida na terra perseguição, sofrimento, tribulação [Jo 16:33 Rm 8:18, I Co 4:7, II Tm 3:12], mas em Marcos Jesus se refere a uma tribulação específica, de curta duração, que ocorrerá imediatamente antes do retorno de Cristo.

Essa tribulação será de grande intensidade e curta duração. Será o tempo mais sombrio e dramático da história da humanidade [Apocalipse descreve por meio de taças, flagelos, selos, trombetas etc]. Satanás estará encarnado no Anticristo e a apostasia dominará. No entanto Deus agirá, fará uma intervenção, abreviando esse tempo por amor dos eleitos.
Deus as vezes adia por misericórdia [Lc 13:6-9] e as vezes abrevia por misericórdia [v.20]

3. A Proteção de Deus para com os eleitos

Deus tem os seus eleitos [3x] – Deus segundo sua soberania escolheu na eternidade, antes da fundação do mundo aqueles que seria recipientes de sua graça. Escolheu para salvação e santificação [I Ts 2:13]

Deus poupa seus eleitos – Deus abreviou essa tribulação por causa dos eleitos, por amor a estes. Ele os trata com amor especial.

Os eleitos de Deus não vão perecer – O anticristo pode até matá-los, mas mesmo que eles morram, os eleitos vencerão [Ap 12:11]. Nada pode separar o eleito de Deus [Rm 8:31-39]

4. O Perigo da Sedução

O tempo da GT será tempo de grande sedução e engano religioso. O diabo enviará os seus agentes: falsos cristos, falsos profetas, com vestes sagradas.

O tempo da GT será um tempo de apostasia. O anticristo terá ao seu lado o falso profeta. O Anticristo [político] terá apoio de uma falsa religião. Haverá a manifestação crescente de falsos sinais e prodígios com vistas ao engano. Sabemos que o homem é facilmente seduzido por sinais sobrenaturais e místicos. Há algo na natureza humana que ama a mentira e se recusa a crer na Palavra. O sobrenatural seduz e convence muito o homem. Então haverá a manifestação de muitos sinais e prodígios.

Creio que o tempo que vivemos [que não é GT] é uma espécie de avan premier [entrada, uma pavimentação] para o espírito da mentira do engano dominar mais e mais o homem. Vemos a busca ensandecida dos milagres para mim é a pavimentação que a religião está fazendo para a manifestação futura de falsos cristos e falsos profetas e em especial do falso profeta.

Conclusão:

1. A veracidade da profecia bíblica. As palavras de Jesus se cumpriram e se cumprirão.
2. Com Deus não se brinca, ele é compassivo e ao mesmo tempo é um Deus zeloso. Deus julgou terrivelmente a nação judaica. Ela teve privilégios e oportunidade, mas desprezou e foi rebelde. Deus a julgou terrivelmente.
3. Eis aqui uma palavra para o não convertido. A palavra de Deus afirma que Cristo virá, virá em poder e glória. E você está preparado?
4. Uma palavra para aquele vivendo uma vida mundana. Despreocupados.
5. Jesus exorta que devemos estar atentos por causa dos enganadores.Ele encoraja seu povo a perseverar em meio as circunstâncias adversas.

A VINDA DE CRISTO

Mc 13:1-37

1. A 2ª.vinda é o assunto mais enfatizado em toda a Bíblia. Há 300 referências sobre a 1ª vinda e 2400 sobre a 2ª., ou seja são oito vezes mais.
2. A 2ª. vinda é um assunto distorcido: falsos messias e marcação de datas, [RC]
3. A 2ª. vinda é um assunto desacreditado: no mundo e na igreja. Uns desacreditam, outros crêem mais vivem como se Ele não fosse voltar.